segunda-feira, 8 de abril de 2013

HIPÓCRATES E AS PULGAS DE CÓS



HIPÓCRATES E AS PULGAS DE CÓS
Clerisvaldo B. Chagas, 9 de abril de 2013
Crônica Nº 996

HIPÓCRATES. Imagem: (Wikipédia)
     O juramento de Hipócrates é bastante conhecido. Trata-se de uma homenagem ao intitulado “Pai da Medicina”, Hipócrates de Cós, que nasceu em 460 a.C., e faleceu em 370 a.C., com seus 90 anos. Hipócrates é considerado um grande e encontra-se na faixa de Sócrates e Aristóteles, em importância. Veio de uma família tradicionalmente dedicada aos cuidados em saúde. Originário da ilha grega de Cós, Hipócrates continua prestigiado no século XXI. Como outros personagens do passado, vários aspectos da vida de Hipócrates são repassados sem segurança. Muitos acham que ele viajou pela Grécia e até mesmo que esteve no Oriente Próximo. Hipócrates foi líder da chamada “Escola de Cós” e através de seus estudos de medicina concreta, ia desalojando as superstições e magias que proliferavam naquela época, isto é, levava o conhecimento para o lado científico. Seus vários estudos e teorias incentivaram a muitos outros pesquisadores sempre com lucros reais para a verdadeira medicina.
     Dizem que pelas obras hipocráticas há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, papeira, pneumonia e tuberculose. Escreveu sobre anatomia e dissecação. Muitos até hoje foram influenciados pela sua sabedoria através de um conjunto de obras a ele atribuídas. Setenta escritos reconhecidos são atribuídos ao Corpus hippocraticum, ou seja, Coleção hipocrática. São considerados os mais importantes: Aforismo, da Medicina Antiga, Da Doença Sagrada, Epidemias, da Cirurgia, Das Fraturas, Das Articulações, Dos Instrumentos de Redução, Dos Ferimentos na Cabeça, Prognósticos, Dos Ares, Águas e Lugares, Do Regime nas Doenças Agudas, Das Úlceras, Das Fístulas, Das Hemorroidas, Juramento e Lei.
     Seria tão bom que os nossos dirigentes estaduais fossem ótimos administradores, dedicados a minorar o sofrimento do povo ao invés de escravizá-lo cada vez mais. Todavia nesse jogo de poder, ódio e rancor até parece que os bons exemplos de verdadeiros homens ficam apenas no passado. Hipócrates era da ilha de Cós e muitos dos nossos dirigentes apenas não passam de PULGAS DE CÓS.








Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/04/hipocrates-e-as-pulgas-de-cos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário