sábado, 16 de março de 2013

NOTAS PARA VEREADORES



NOTAS PARA VEREADORES
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de março de 2013.
Crônica Nº 984

MATADOURO. LUGAR ONDE IMPERA A IMUNDÍCIE.
     Voltemos ao tema, matadouro público. Não é de agora que algumas pessoas mais conscientes vêm denunciando o estado de imundície plena do matadouro de Santana do Ipanema. Parece até que os prefeitos anteriores comiam carne importada, pois não é admissível que gente esclarecida, colocada no poder para administrar o que é do povo, faça vista grossa a tamanho absurdo. Não estamos mais da década de vinte, mas o interessante era a conivência dos vereadores que faziam corpo mole ao tamanho do problema. O mercado de carne, fundado em 1940, após reforma nem sei mais quando, não fica atrás. Como nunca mais havia entrado ali, fui tentar e quase coloco as tripas para fora e saí correndo. Ambos precisam ser demolidos. Santana não pode mais continuar consumindo carne de lugares disputados por urubus e cachorros. Esperamos que o novo prefeito tenha a sensibilidade necessária, elabore projetos, arranje verbas seja lá onde e construa matadouro e mercado de carnes modernos, dentro dos padrões da higiene e das técnicas do século XVI e, com urgência.
     Os novos vereadores não podem calar diante da situação porque receber altíssimos vencimentos do povo para bater boca pessoal é absurdo, insano e enganador. Outra coisa que se verifica em nossa cidade, isso já é motivo de outras crônicas, é o desprezo de um gestor pelas obras feitas pelo outro. Para destruí-las eles usam as seguintes táticas: primeiro não dão nenhuma assistência à obra, deixando que ela se acabe pelo tempo. Quando não usam a primeira, passam para a segunda tática: Faz um reforma tipo “cala boca”, retira todos os vestígios do fundador e pões os seus próprios nomes na parede ou em placas de qualquer tipo. Terceira tática: (quando não usam a primeira e nem a segunda): inventam que vão fazer uma pintura e mandam rapar o nome do fundador da obra e destruir outros vestígios. Depois, não pintam e nem fazem nada. Isso deixa os pesquisadores leigos tontos. Assim tentam destruir a história do município. Exemplos: foram retirados os nomes das fachadas do matadouro, do hospital antigo, da Câmara de Vereadores e de vários outros lugares. Felizmente quando publicarmos a “História Completa de Santana do Ipanema”, tudo isso será resgatado e o povo vai ficar sabendo quem foi quem.
     Por conivência, são poucos, raros mesmos os órgãos noticiosos que cravam os dentes nos problemas grandes. Das tolices diárias todos falam. Essa voz solitária vai ainda cobrar muito dos representantes do povo da câmara municipal. Vamos aguardar um pouco e incentivar à população a reagir pelos seus direitos básicos. Não adianta transportar carne em caminhão de luxo vindo do lugar da carniça e indo para lugar de carniça. O povo espera muito dos novos vereadores. Que tal estabelecermos uma nota mensal para eles?

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/03/notas-para-vereadores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário