segunda-feira, 18 de março de 2013

NEM OS MORTOS ESCAPAM



NEM OS MORTOS ESCAPAM
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de março de 2013
Crônica Nº 985
FREI DAMIÃO. Fonte (Wikipédia).
Após a morte de Lampião e mais dez companheiros, na fazenda Angicos, Sergipe, 1938, expuseram suas cabeças em praças públicas. Entretanto, ninguém teve a ideia de imortalizar as cabeças dos bandidos em logradouros municipais.  Há poucos anos, esculpiram a cabeça sem pescoço de Graciliano e a deixaram perto da rodoviária, em Palmeira dos Índios, naturalmente em benefício da Arte. Logo o povo apelidou o ridículo de “Cabeção”. O que diria o mestre Graça se fosse vivo, hem! Lá mesmo na Grota dos Angicos, o tenente João Bezerra, talvez para amenizar a consciência, fincou uma cruz grande ao amigo Lampião. A cruz carregava dez outras pequenas. A neta de Lampião protestou, dizendo que a culpa do avô já era enorme e ainda queriam que ele carregasse os pecados alheios. Lá em Canafístula, Alagoas, distrito de Palmeira dos Índios, esculpiram o “Santo do Nordeste”, Frei Damião. Preferiram deixá-lo corcunda como se apresentava nos últimos dias (prazer mórbido da natureza humana). Acharam pouco e colocaram enorme cruz por cima das suas costas, com se estivessem descarregando uma raiva danada no saudoso santo.
Em Santana do Ipanema o bizarro continua. A Praça Frei Damião, localizada no Bairro Camoxinga, havia recebido a imagem de gesso do Frei, acompanhada de bom pedestal e campânula de vidro. No final da gestão passada rebaixaram o Frei. Deram um cala boca na pracinha, retiraram pedestal e redoma e deixaram o santo quase rente com o chão, sobre tijolos de churrasqueira.  Está ali o símbolo da fé popular, a mercê de maloqueiros, pichadores e vândalos. Qual teria sido o pedido negado pelo santo para receber o castigo dos Herodes das ruas!?
Sei não. Dizem que esse mundo furado e sem porteiras é divertido por causa dessas coisas. Quando mataram Virgolino, Corisco também disse que havia sumido a diversão do mundo. Mas, como cada enxerga o palmo adiante do seu jeito, é encolher os ombros e prosseguir pela BR (da vida). No planeta esquisito, NEM OS MORTOS ESCAPAM.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/03/nem-os-mortos-escapam.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário