terça-feira, 12 de março de 2013

DILMA NO SERTÃO



 DILMA NO SERTÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de março de 2013.
Crônica Nº 980
 
Mais uma vez as notícias dão conta de que a presidenta Dilma virá a Alagoas para inaugurar os primeiros trechos do canal do sertão. Os jornais virtuais vacilam na data de chegada da presidência, parecendo notícias desencontradas. O certo mesmo é que após vinte anos de muita conversa e reveses, o canal do sertão vai saindo do papel para a realidade tão esperada pelo sertanejo. Esperada porque no momento vê-se somente essa obra como a única salvação para o semiárido alagoano. Muitas questões sobre o canal já foram debatidas, mas finalmente estamos avançando no projeto que levará água sertão afora até o agreste, precisamente ao município de Arapiraca. Enquanto isso, o governo vai anunciando medidas de combate à seca, ou melhor, de convivência com ela. Água através de carros-pipa, perfuração de poços e recuperação de nascentes. Dizem que mais de duzentos carros estão agindo nos 37 municípios enquadrados na seca.
Estamos ainda no mês de março e este não faz parte do tempo de inverno e nem de trovoadas. Portanto, vai emendando a época de estiagem pelo sertão alagoano, correndo muito à frente das medidas paliativas do governo. O fornecimento de algum tipo de comida ao gado é importante, mas continuamos com aquele antigo ditado do brasileiro que só se previne depois do roubo. Apareceu por aí farelo de milho e soja com proteínas para sustentar o rebanho e o bagaço da cana como fibra. Mesmo diante dessas providências governamentais, inúmeras reses morreram com a seca, no estado, mas ainda não mostrada à verdadeira estatística. A bacia leiteira mesmo é fornecedora habitual de 650 mil litros de leite diários e que foram reduzidos para 450 litros. O que fazer mais para alimentar o rebanho calculado em 400 mil animais? Afirmam órgãos do governo que nas primeiras áreas do canal já existem plantações de feijão e capim. De qualquer maneira, a “lagarta branca” estar sendo estendida pelas terras semiáridas.
Dilma vem ou não vem? Pelo menos a presidenta pode contemplar uma obra sua que vem dando certo. Olho no rebanho, olho no canal e DILMA NO SERTÃO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/03/dilma-no-sertao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário