quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DR. ARSÊNIO MOREIRA


DR. ARSÊNIO MOREIRA
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de fevereiro de 2013.
Crônica Nº 971

Passa dos quarenta anos a inauguração do Hospital Dr. Arsênio Moreira. Numa época de luta pelos grandes empreendimentos da cidade, o primeiro hospital de Santana do Ipanema, Alagoas, foi uma verdadeira vitória dos combates populares. Era o dia 16 de janeiro de 1971, quando na chã central do Bairro Camoxinga, gestão municipal Henaldo Bulhões, foi inaugurado o hospital que daria um novo alento a “Rainha do Sertão”. A partir daí teve início uma era de prosperidade com uma série de outras repartições públicas estaduais e federais que fizeram Santana crescer. Antes, os doentes que exigiam cuidados especiais eram enviados a Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios e Maceió. Com o hospital na cidade, o Sertão inteiro passou a utilizá-lo e sua atuação foi motivo de orgulho para o povo santanense.
Como justa homenagem, a unidade recebeu o título de Hospital Dr. Arsênio Moreira. O Dr. Arsênio, originário da Bahia, foi o primeiro médico de fora a residir na cidade. Trabalhava o doutor em Mata Grande, quando foi convidado pelo major José Lucena de Albuquerque Maranhão, para fazer parte das tropas que combatiam os cangaceiros com sede em Santana. Engajado no 2º Batalhão, o Dr. Arsênio Moreira, esteve em Angicos, quando da morte de Lampião e examinou um frasco de veneno conduzido pelo bandido. Encerrada a campanha das forças policiais volantes, Arsênio, então, passou a atender a população civil e, durante muitos anos serviu à cidade carente de médicos. Todas as referências a seu respeito foram sempre as melhores possíveis saídas de todas as camadas sociais.
Recentemente, com o novo hospital regional construído no Bairro Floresta e que leva o nome de Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, ficou a antiga unidade ao abandono desde a gestão municipal passada. Não se sabe ainda o que as autoridades irão fazer com o prédio gigante do centro do Bairro Camoxinga que está se transformando em presepada. Qual será o destino do “DR. ARSÊNIO MOREIRA”?.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/02/dr-arsenio-moreira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário