terça-feira, 15 de janeiro de 2013

DR. DALMÁRIO



Lançamento de livros, dia 19.
DR. DALMÁRIO
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de janeiro de 2013.
Crônica Nº 948

Vésperas de lançamento de livro, agitações entre os autores Pedro Pacífico, Marcello Fausto e Clerisvaldo. Nem adianta dizer que o primeiro mexe nos sentimentos como se fosse um filho. Todo livro, pode ser o décimo, quinto, ou o vigésimo, é a mesma coisa. Mas em meio à correria para melhor servir aos leitores, eis que recebemos uma agradável visita em final de expediente na Escola Professora Helena Braga das Chagas, Bairro Camoxinga, em Santana do Ipanema. Amante da História da República Brasileira, alagoana e lampionesca, Dr. Dalmário Nepomuceno, é médico conhecido também pela sua memória privilegiada que guarda detalhes históricos que impressionam. Militando como médico em Alagoas e em Poço Redondo, Sergipe, o Doutor Dalmário conheceu e conhece os familiares dos cangaceiros saídos daquela região. Atraído pelo tema cangaço e movido a convite dos autores, o médico assegurou a sua presença no Tênis Clube Santanense, no próximo dia 19. Apreciador de casos sertanejos, Dalmário entra pelo cangaço e vai viajando na memória pelas ações de Delmiro Gouveia, coronel José Rodrigues, Muniz Falcão, tramas sertanejas, até sair perto de Getúlio Vargas e apresentar a Brasília de Juscelino.
O professor Marcello Fausto, diretor da citada escola e eu, vamo-nos deliciando com as histórias contadas pelo doutor Dalmário, dentro da memória de computador que o homem tem. Embocamos após pelo folclore nordestino, recitando versos e mais versos dos repentistas mais famosos, entre gargalhadas e prazer de quem aprecia tudo que é fornecido pelas caatingas misteriosas. Quando estudante, morando em república na capital, tive o prazer de compartilhar a nossa convivência em busca de cursos superiores, desafiando os vestibulares da época. Vida de estudante longe de casa, morando em república, não é preciso nem contar. Dalmário terminou alcançando seu objetivo e hoje é cirurgião que presta seus serviços em diversos municípios. Parti mais tarde para o Magistério e atualmente procuro os caminhos da aposentadoria para pendurar o giz.
Foi muito bom o reencontro. Lógico, estaremos juntos novamente, sábado próximo, para os 60 anos de Tênis Clube e inauguração da nova roupagem do cangaço em Alagoas. Por certo doutor Dalmário dirá algumas palavras. Difícil morar no Recife e não sair comunista; difícil morar em Poço Redondo e não sair cangaceiro. Oxente! Até sábado DR. DALMÁRIO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/01/dr-dalmario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário