terça-feira, 11 de dezembro de 2012

UM RIO MACHO



UM RIO MACHO
Clerisvaldo B. Chagas, 12de dezembro de 2012.
Crônica Nº 927
Livro em evidência.
Tenho me desdobrado para atender os inúmeros pedidos do meu último livro publicado, “Ipanema, um rio macho”; creio que são santanenses espalhado por todos os estados brasileiros. Dois pedidos, porém, me tocaram bastante, um vindo do Acre e outro da Bahia. Após a leitura, os dois leitores, um homem no Acre, e mulher em salvador, mandam recados pelos familiares, da excelente impressão deixada pelas páginas do nosso paradidático. Fico satisfeito, então, como escritor, fazer alguém feliz por alguns momentos, ao lembrar e chorar copiosamente lembrando seu torrão nas pungentes páginas de um livro. Entre outras coisas, foi assim que disse o professor e poeta Marcello Fausto: (...) “Trata-se de um aparato histórico, geográfico e popular; narrado, desmiuçado e didaticamente exposto aos modos do ‘Escritor Símbolo de Santana do Ipanema’, professor, romancista, cronista, historiador e poeta Clerisvaldo B. Chagas”. Mais adiante, diz o mesmo diretor da Escola Estadual professora Helena Braga das Chagas, em sua apresentação na noite de lançamento: (...) “Clerisvaldo com sua inspiração vinda dos céus capitaneia em três partes uma obra fantástica, que com um mega conteúdo, leva o público erudito e popular de onde veio, para onde vai; os seus caminhos, sua economia; seu lazer, seus versos e prosas; enfim, lamentos e proezas do mais importante rio que há dantes, já era reverenciado pelos silvícolas do passado”. Continuando suas impressões, diz ainda o poeta: (...) “Ipanema, um rio macho”, não é apenas uma obra do reverenciado escritor Clerisvaldo, é um presente dado aos santanenses e um aprendizado de como contar e fazer história”.
O citado livro ainda será lançado, em outras cidades do sertão alagoano, juntamente com outros dois que estão deixando as gráficas, cujo rio periódico Ipanema, representa acidentes geográficos semelhantes espalhados no semiárido nordestino. Continuarei escrevendo e prestando serviço cultural ao meu povo até quando o meu Senhor ordenar.
Prof. e poeta Marcello, primeiro à esquerda.
Ultimamente isso tem incomodado alguém que procurar isolar e desmerecer o escritor SÍMBOLO DE SANTANA DO IPANEMA, através de várias tentativas. Educando a juventude santanense, alagoana, brasileira e enaltecendo a terra, quase me esqueci de agradecer ao meu amigo agricultor semianalfabeto e sábio José Ventura Necim, que, notando alguma coisa estranha no espaço, disse: “Professor, água de sarjeta não apaga estrela”. Como sou água de matar a sede e nunca fui estrela, deixo a cargo do leitor a charada do homem do campo.
Falta pouco para esgotarmos a 1º edição de IPANEMA, UM RIO MACHO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/12/um-rio-macho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário