sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O GUARDA DA PARÓDIA



O GUARDA DA PARÓDIA
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de dezembro de 2012.
Crônica Nº 924

Conversando com um figurão do estado, ele fez referência a várias personalidades de Santana do Ipanema, do passado. Não falava de mal nem de bem, mas apenas contava algumas passagens de cada um e afirmava que gostava muito da nossa terra, onde passara algum tempo como funcionário público. Fiquei acanhado quando o cidadão falou levemente no nome do Dr. Edgar. Acanhado porque eu não lembrava quem havia sido esse personagem. Quando eu tinha doze para treze anos, esse nome estava na boca do povo de Santana, mas não cheguei a conhecê-lo nem também soube em que ele trabalhava. Mas como rapazote lembro uma paródia que fizeram e que os meninos a cantavam nas brincadeiras de rua:

Era noite de lua
Saí de casa
Fui c... na rua,
O guarda ia passando
“Você tá preso
Porque está c...”
“Seu guarda
Deixe de besteira
Que essa b...
É de sexta-feira”
O guarda
Era Lourenço
pegou a m...
E enrolou num lenço
Mandaram examinar
A m... Era do doutor Edgar.

Quando acompanhamos com interesse as gestões de governantes estaduais e municipais, vamos apontando defeitos e virtudes, como são natural. Quando a administração vai chegando ao fim, aquela mesma administração, cujo gestor ou gestora pensava não acabar nunca, mostra com mais proeminência as mazelas que caracterizaram os dias mais sofridos para o povo. Muita gente ri às gargalhadas com o fim do império tapuia, com o cacete que bateu nas urnas, com a ferrugem da justiça que atingiu a coroa de lata. Bastantes piadas são ditas pelos adversários como as que mandam “pegar o beco” ou as mais pesadas que mandam os derrotados para “a casa da peste”. Poucos saem elogiados dessa missão nobre de comandar um estado, um município. Os elogiados são os humildes, os honestos e exímios administradores. Os péssimos, além de piadas constantes, ainda levam “bananas” e pragas daqueles que tanto sofreram em suas unhas. Seria bem interessante se houvesse uma pesquisa sobre os bons e maus administradores que estão deixando o poder. Falamos de uma pesquisa séria feita por órgão de credibilidade.
Alguns bons administradores do estado de Alagoas que estão se despedindo do cargo são comentados sem muita intensidade. Mas eles existem e conhecemos alguns. Outros, pedindo desculpa ao leitor amigo, já vão tarde! Não foram melhores do que o material encontrado pelo GUARDA DA PARÓDIA.
Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/12/o-guarda-da-parodia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário