terça-feira, 4 de dezembro de 2012

RIBEIRA DO PANEMA



RIBEIRA DO PANEMA
Clerisvaldo B. Chagas, 4 de novembro de 2012.
Crônica Nº 921
mais de 30 anos lançamos o nosso primeiro livro, romance intitulado “Ribeira do Panema”, baseado na época 1930. O livro foi lançado em Santana do Ipanema, no Tênis Clube Santanense e na cidade ribeirinha de Pão de Açúcar. O escritor palmeirense, Luiz B. Tôrres, assim se referiu em prefácio:
“Os vários aspectos da vida nordestina, principalmente aqueles vividos pela população interiorana, formam um celeiro inesgotável de material para romancista e, sobretudo, de subsídios inestimáveis para estudiosos de sociologia. Embora muito já se tenha escrito a respeito, há lacunas a serem preenchidas. Muita coisa resta por escrever ainda.
Se é verdade que um Graciliano Ramos, um José Américo de Almeida, luminares da literatura nacional, publicaram vários livros sobre o assunto, isto, porém, não impede que outros possam fazê-lo. Não se pode encerrar a vida sertaneja entre as capas de cinco ou seis livros apenas. Está sobrando material ainda. Material inédito, capaz de encher muitos e muitos volumes, sem dúvida alguma. Aqueles escritores não esgotaram a fonte, ela está praticamente virgem e jorrando aos borbotões.
(...) Clerisvaldo Braga das Chagas, santanense de 29 anos, terceiroanista de Estudos Sociais, está estreando com o romance RIBEIRA DO PANEMA.  Como Agente de Coleta do IBGE, profissão que o obriga a comunicar-se com pessoas e a inteirar-se de situações, armazenou boas estórias e tipos humanos que agora os enfeixou num romance de grande estilo. Basta dizer que o li, do começo ao fim, sem larga-lo, fascinado pelo enredo atraente e empolgado pela fidelidade com que abordou aspetos sociais do sertão.
Há de tudo no seu livro: política, sexo, folclore, sangue, desmandos e traições. Há doçura e maldade. É agressivo e romântico. Quando cheguei á última página, fiquei lamentando que o livro não se prolongasse mais. (...)
(...) RIBEIRA DO PANEMA é um livro fadado ao sucesso e seu autor iniciou muito bem sua carreira literária”.
Ao ser lançado em Pão de Açúcar, temos como recordação a foto acima, onde o autor estar falando ladeado pelo prof. Guimarães, Etevaldo e o escritor Aldemar de Mendonça e o prefeito da cidade, que nos deram apoio total naquela cidade ribeirinha. RIBEIRA DO PANEMA.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/12/14.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário