quinta-feira, 15 de novembro de 2012

NA LAGOA



NA LAGOA
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de novembro de 2012
Crônica Nº 908

Hoje a cidade de Marechal Deodoro se engalana para celebrar a proclamação da república. Berço de Marechal Deodoro, o primeiro presidente do Brasil, a antiga capital de Alagoas não perde a oportunidade de mostrar-se a todos. Situada às margens da lagoa Mundaú, o município em festa fica bem pertinho de Maceió e foi um dos primeiros povoamentos do estado, quando Alagoas ainda pertencia a Pernambuco. Apesar de ser uma cidade antiga, Marechal possui o seu polo industrial dividindo com Maceió as fábricas que são implantadas na zona litorânea. Ali está situado o complexo químico do plástico que atrai cada vez mais empreendimentos para a região. O visitante pode chegar ao município através das deslumbrantes paisagens lagunares navegando tranquilamente pela majestosa lagoa Mundaú. Outra opção é seguir por terra cortando o asfalto de rodovia, recentemente duplicada, passando pelo manguezal entre a lagoa e as praias.
Além dos cenários encantadores da lagoa, das praias e do mangue, o turista poderá fazer caminhadas ecológicas pelos sítios próximos, conhecendo vegetação, árvores frutíferas, pesca artesanal, culinária do povo simples e modo de vida de seus habitantes. Para quem gosta de cultura, estão à mostra seus antigos casarões formados por igrejas e conventos. Páginas da história poderão ser pesquisadas sobre como Marechal Deodoro foi importante para Alagoas e como perdeu o nobre título de capital para Maceió. Para intensificar suas pesquisas, pessoas interessadas devem procurar os acervos dos diversos museus de Maceió, entre eles, o Instituto Histórico e Geográfico. Dizem que em Marechal quem não é pescador é músico. De fato as duas tradições se complementam e ambas alegram sobejamente que as procuram.
Uma vasta programação está prevista para hoje naquele lugar. Um ótimo passeio aguarda aquele que procura furar a rotina do trabalho. Marechal Deodoro, um grito republicano NA LAGOA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/11/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário