quarta-feira, 28 de novembro de 2012

EU JÁ SABIA



EU JÁ SABIA
Clerisvaldo B. Chagas, 28 de novembro de 2012.
Crônica Nº 917
Mais de trinta e cinco anos no Magistério é suficiente para se escrever um livro sobre as ações de todos os governadores. Falamos em ações dos governadores em relação à Educação, apenas. Aliás, poderíamos falar de uma porção de coisas, porém, apenas contribuiria para imortalizar pessoas que nem sequer uma linha de elogio merece. Em toda essa andança ressaltamos, porém, a figura de um homem que quebrou todas as arestas contra o Magistério alagoano que sofria terrivelmente com seu colega anterior. Com este, não tínhamos a menor vantagem em nada, uma vez que havia um secretário de administração mandado pelo cão do inferno que depois, enriquecido, deixou o estado e foi ser usineiro no Centro-Oeste. Nesta fase, só quem ganhava bem como funcionário, era fiscal de renda e os técnicos da Emater. O resto era lixo. Uma situação de vergonha para o restante da classe trabalhadora que vivia na humilhação. Assim foi com outro governador que também possuía o título de professor e negou à classe como Judas. Dá muito bem para declinar os nomes dos Herodes, espinhos de garganta, pés e tudo em nossa Alagoas, para funcionário público.
Sempre falo, todavia, do único governador que olhou pelo Magistério. Um homem que bebia e nem sei se ainda bebe, mas foi quem deu ao Magistério todos os direitos negados pelo antecessor imediato e por outros pústulas que passaram. Falamos do, então, governador Guilherme Palmeira que fez o professor se sentir gente pela primeira vez. Fez a mesma coisa em relação à Polícia, tanto é que um sargento que também bebia, falava satisfeito, feliz com o que passou a ganhar: “Homem que bebe não é homem de goga”. Foi nessa fase que o professor passou a viver melhor, a possuir seu automóvel, a adquirir sua casa própria e sonhar com o futuro. Quando soubemos que um filho de Guilherme iria ser candidato a prefeito em Maceió, lamentamos não sermos eleitores desse município, para continuarmos à gratidão. Retirado de cena Guilherme Palmeira, tudo continuou como antes. Entra governo e sai governo, promessas antes, Tio Patinhas depois, como se o funcionário público fosse o eterno escravo do antigo Egito. Menos os primos ricos da Fazenda, é claro.
Agora com a repetição da história e usineiro no poder, o que se esperar dessa gente! Não há esperança para o Magistério nem com todas as leis que saem de Brasília. Nunca nos enganamos. E como disse uma professora em movimento no SINTEAL, EU JÁ SABIA.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/11/eu-ja-sabia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário