quarta-feira, 3 de outubro de 2012

SEU UPA E SEU CUPA



SEU UPA E SEU CUPA
Clerisvaldo B. Chagas, 3 de outubro de 2012.
Crônica Nº 877

Bondinho. (Foto: Wikipédia).
Santos, cidade do estado de São Paulo está localizada no litoral. É considerada a 18º mais rica do país e tem algumas atrações que ficaram famosas no Brasil inteiro. Sua catedral em estilo neogótico, surpreende o turista pela sua beleza. O seu porto chama atenção pela quantidade de navios encontrados no cais, sendo ainda o maior da América Latina. Suas praias são formadas de areias amareladas, diferentes das alvas praias do Nordeste. É divulgado em todos os lugares o tamanho do seu jardim na orla, considerado o maior do mundo. O estádio da Vila Belmiro é sempre uma atração à parte, lembra Pelé e as grandes conquistas do time santista. Não se pode esquecer a paisagem vista de cima do Monte Serrat. Ali me deparei com um belo cenário, ocasião em que o guia, falava dos dois bondinhos que transportavam os turistas para cima e para baixo do monte. Usando a linguagem chula, falou que eles se chamavam “Seu Upa” e “Seu Cupa”. Depois complementou cheio de malícia: “Quando Seu Upa sobe, Seu Cupa desce” e encerrou todo sorridente com a piada particular.
Estamos vivendo mais uma vez eleições para prefeitos e vereadores. A semana última dos comícios vai agitando tudo e muitas novidades aparecem quando os cabras deitam falações. Ficamos, então, sabendo coisas que o diabo duvida, através dos próprios candidatos que revelam as cargas de defeitos dos oponentes. Os foguetes cortam os ares na gastança contínuas dos políticos, afugentando os cães que perambulam pelas ruas. Os postes de combustíveis nunca venderam tanto para carreatas e outras manobras que os homens planejam. Não podendo mais realizar espetáculos musicais onde gastavam fortunas, os postulantes inventam mil bramuras para atrair os incautos. Carros rodam dia e noite pelas estradas vicinais em procura de voto vacilante. As promessas dobram, miraculosas com sempre. Todos querem aparecer com os nomes nas paredes, nos postes, nos automóveis, nas bandeiras sustentadas pelos alugados. A Justiça vai acompanhando o movimento para assegurar uma eleição escrupulosa e as manobras costumeiras dos viciados.
Diante de tantas coisas acontecendo, muitos candidatos sobem e outros descem. Os candidatos péssimos quando sobem, maltratam o povo. O candidato peste é “Seu Upa”, o povo “Seu Cupa”. Não vemos muita diferença com o que acontece no Monte Serrat, entre “SEU UPA”  e “SEU CUPA”.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/seu-upa-e-seu-cupa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário