sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O MUSEU DA CACHAÇA



O MUSEU DA CACHAÇA
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de outubro de 2012.
Crônica Nº 889

Senhor Mário e o Museu. Foto (Divulgação).
Quem gosta de tomar umazinha, tem um lugar danado de bom, para isso! Trata-se do Museu da Cachaça, situado no Km 205, na Rodovia Comendador Pedro Monteleone, no município de Catanduva, região do noroeste paulista. O citado museu fica dentro do Engenho Santo Mário, onde são produzidos trinta mil litros de bebida ano. O oásis de quem gosta, funciona das segundas as sextas, das 8h às 18h e nos finais de semana, das 8h às 12h. Para quem ainda não descobriu esse local, é bom saber que ele funciona há 29 anos e é visitado por milhares de pessoas todos os meses. O museu possui sete mil garrafas de cachaça, com 3.812 marcas da “branquinha”. O museu vem da realização do imigrante filho de italiano, Mário Seghese. Mário faleceu, mas o filho Sérgio Seghese, toma conta do patrimônio. Portanto, se o amigo gosta desse tema exótico e curioso, é só fazer uma visita ao local, pois ali se vende a bebida e ainda se dispõe de quiosques para descanso. (Não é bom beber e dirigir em seguida).
Se fôssemos somente falar de bebidas e fatos correlatos, um livro seria pouco. Mas o museu me faz lembrar o farmacêutico Moreninho, de Santana do Ipanema, AL. Convidado que foi por um matuto a quem havia feito um benefício, Moreninho foi bater no sítio do homem. Já era noite quando o matuto se prontificou dizendo que pedisse o que quisesse que ali havia de tudo. O farmacêutico, chegado a um bom uísque, havia levado o seu litro e testou o matuto pedindo água de coco. O homem desapareceu na escuridão e de repente surgiu trazendo logo um cacho completo do fruto. Moreninho vibrou mais do que corda de viola. Convidou o homem para um drinque e uma loa. O agricultor não se fez de rogado. Moreninho, então, citou uma quadrinha decorada:

“A cachaça é moça branca
Filha do pardo trigueiro
Quem bebe muita cachaça
Não pode juntar dinheiro”.

E virou o copo de uísque. O matuto antes de beber sua cachacinha, falou:

A cachaça é moça branca
Filha dos seiscentos diabo
Tu que sobe pra cabeça, peste,
Por que não desce pra o rabo!.

Moreninho abriu-se numa gargalhada gostosa, dizendo: “Eita matuto f’i da peste!”.
Aos amigos que irão visitar o museu, todo cuidado em saber se a pinga sobe ou desce. Temos quase certeza que esses dois últimos personagens teriam gostado muito de conhecer O MUSEU DA CACHAÇA.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/o-museu-da-cachaca_3118.html

Um comentário:

  1. POxa vei esse moreninho foi meu avô gostaria muito de te-lo conhecido

    ResponderExcluir