quinta-feira, 25 de outubro de 2012

JUVENTUDE COM FUTURO



JUVENTUDE COM FUTURO
Clerisvaldo B. Chagas, 25 de outubro de 2012.
Crônica Nº 893

Fazia tempo que eu não andava para os lados do povoado São Félix. Situado a 12 km de Santana do Ipanema, AL, o lugar funciona como entreposto do maciço santanense. Quando jovem, eu visitava, aos domingos a serra do Gugi, naquelas imediações, indo e vindo a pé, para passar o dia no topo, principalmente em épocas de mangas. Mas agora estava me dirigindo ao povoado, antes chamado Quixabeira Amargosa. Nas primeiras horas da noite de ontem, o automóvel rodava pelo Bairro São Vicente, Imburana do Bicho, serra da Camonga, Gravatá, até o destino. A mesma estrada de terra de décadas e décadas atrás, esquelética e longa. É que a antiga Quixabeira estava realizando uma programação cultural de três dias, em sua escola municipal. Compareci para uma palestra sobre a história do povoado, a convite da diretora e ex-aluna Lígia.
Nessa noite, dedicada à poesia, ao cordel, conheci a organização e o empenho da unidade. A escola havia sido dividida em compartimentos para suas atividades em favor da Cultura. Ideias criativas dinamizavam os trabalhos dos professores, cuja organização nada devia aos grandes estabelecimentos da cidade. Música, palestras, produções literárias, cordel, repentes de violas e até pinturas em tela, demonstravam o interesse dos corpos docente e discente. A homenagem ao sanfoneiro Luiz Gonzaga estava ali exposta em cartaz. Lembrei-me de Cândido, escritor e compositor daquela região, autor da música de sucesso nacional “Carcará”, em parceria com João do Vale. Cândido era dali de perto, do sítio Puxinanã e, representava muito bem essa juventude estudiosa do povoado São Félix. Falei sobre os diversos gêneros literários, li crônica e poesias à vontade. Matei um pouco as saudades daquelas bandas do Sertão, além de constatar que a cultura pode retirar inúmeros jovens da ociosidade.
De volta, enquanto os faróis do veículo furavam à noite, o motorista e músico, Paulo, ia descrevendo suas aventuras pela Argentina, Colômbia e falando sobre Angola. Abençoadas sejam a Educação e a Cultura, portas abertas também para o alunado rural. Ontem, Quixabeira Amargosa, hoje, São Félix, promoção e tanta. Uma JUVENTUDE COM FUTURO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/juventude-com-futuro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário