quarta-feira, 31 de outubro de 2012

INÍCIO DE NOVEMBRO



INÍCIO DE NOVEMBRO
Clerisvaldo B. Chagas, 31 de outubro de 2012.
Crônica Nº 887

Finalmente chegamos ao final do mês de outubro. Para o sertão de Alagoas, o mês mais seco do ano que fica entre a estação chuvosa e as trovoadas. Mas outubro veio atípico com chuvas, frieza e ventos que são esperados para o mês de novembro. Uns falam que as mudanças dos climas são consequências das ações do homem. Outros contestam dizendo que isso é próprio dos ciclos da natureza. As divergências entre os próprios cientistas vão levando as dúvidas para outras pessoas como os agricultores que vivem de adivinhações. Enquanto isso vamos escutando as notícias dos fenômenos que acontecem em várias partes do mundo, pegando de surpresa populações inteiras. Faz frio e aumenta a precipitação no sul do Brasil, um furacão vai ameaçando Nova Iorque, uma cidade notável a mercê da natura. Das ações que agem no planeta, dificilmente uma região, ainda não sofreu as consequências. Secas, enchentes, degelos, desertificação com os resultados desastrosos que todos já conhecem. A humanidade precisa de união, paz e solidariedade, mas ainda vivemos dentro do egoísmo e do poder da força.
Chega o dia de Todos os Santos, o Dia de Finados, pausas nas atividades dos que buscam um pouco de reflexão nesse corre-corre da vida. Mas uns refletem para a melhora interior, para uma cooperação doméstica e comunitária bastante robusta, reforçando uma corrente pacifista. Outros nada pensam, não param um pouco essa corrida para se inteirar melhor sobre a meta invisível. Os passageiros dessa nave continuam navegando no complexo difícil como se apresenta, embarcando e desembarcando no círculo que Deus criou. E se formos olhar somente as notícias negativas que circulam no planeta, não têm dúvida do desânimo que atinge os passageiros. Entretanto, as notícias positivas fazem crescer o otimismo, a fé, a confiança em tudo o que já foi feito e como ainda poderemos progredir. É ilusão, porém, pensar que todos poderão progredir juntos. As diferenças profundas dos costumes e da economia fazem com que haja sempre caminhos diferentes na marcha da humanidade.
Que venha o Dia de Todos os Santos, o Dia de Finados, pelo menos os pensamentos suaves de muitos, aplacarão mais a ira dos tempos. O mundo precisa, na verdade, de maior presença de Deus, mas para isso terá que conquistá-la. Bom final de mês e INÍCIO DE NOVEMBRO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/inicio-de-novembro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário