domingo, 7 de outubro de 2012

DIA DE ELEIÇÃO



DIA DE ELEIÇÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de outubro de 2012.
Crônica Nº 880

Mário Silva, prefeito eleito de Santana do Ipanema, AL. Foto: (sertão24horas).
Logo cedo os mesários chegaram às sessões para um dia de trabalho diferente e cansativo. Os relógios mexem nos ponteiros que parecem tão ansiosos quanto os candidatos exaustos de uma campanha ferrenha. É o dia da prova dos nove. Lá no sertão o homem do campo diz que é a hora de mostrar “quem tem roupa na mochila”. Os transportes já se encontram em ações plenas, cortando fazendas, sítios e comunidades em busca do eleitor desconfiado. Muita gente nem dormiu tentando driblar a vigilância irredutível da Justiça, este ano. Os espertos trocaram as batidas malas pretas por outros depósitos mais leves e camuflados. Os olhares atentos dos que vendem disputam os horizontes dos caminhos, as baixadas desiguais, as veredas de bodes, os lombos dos lajeiros... Nas ruas pavimentadas rodam os carrões negros da polícia, o automóvel carimbado do juiz, as motos ligeiras dos que devem. Mostrando a festa da democracia, ganham às ruas os coloridos que alegram o pleito e ornamentam o todo. As praças estão apinhadas e os “santinhos” sem milagres forram a dureza dos paralelepípedos.  
        Quando a lei endurece o povo cala. Povo calado é um perigo para o que botou a alma no fogo do chamego. Movimentam-se grupos de matutos; formam-se fila nas repartições; espumas descem pelos copázios desafiando a lei seca; e à tardinha vai encostando com o resultado nervoso das urnas eletrônicas. A contagem eficiente acelera o passo e os novos reis do dinheiro público vibram com a vitória. Os vencidos desparecem como ratos abandonando o navio. Os vitoriosos enchem as ruas de correligionários numa alegria sem par. Sons de campanha vibram noite adentro, misturados às latinhas que também irão alegrar os catadores da manhã. Os destronados somem. Somem por encanto furando a noite rumo às fazendas distantes ou às mansões recuadas das capitais. Pelegos apressados rasgam as propagandas dos carrões de luxo dos seus amos e a fila da elite continua a debandada. A cidade não dorme com a zoada imposta pela novidade recente. 
        A ressaca de hoje, segunda-feira bem chegada, vem trazendo sorriso novo para a vitória e poeira fina para a derrota. Acabamos de viver um espetáculo de democracia. Assim foi o nosso DIA DE ELEIÇÃO. 

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/dia-de-eleicao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário