quarta-feira, 17 de outubro de 2012

APARECIDA (III - FINAL)



APARECIDA (III – FINAL)
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de outubro de 2012.
CRÔNICA Nº 887

Maior  santuário mariano do mundo. Foto: (Wikipédia).
Os romeiros necessitavam um local maior para suas visitas. Isso começou a acontecer em 1955, com a construção da Basílica Nova. O autor da planta foi o arquiteto Benedito Calixto qual idealizou um edifício em forma de cruz grega, medindo 173 metros de comprimento por 168 metros de largura.  As naves ficariam com 40 metros e a cúpula com 70 metros de altura.
Quando o papa João Paulo II visitou o Brasil, em 4 de julho de 1980, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo. Várias outras solenidades destacaram-se na Basílica.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida, retirada das águas em 1717, mede quarenta centímetros de altura. Feita em terracota, possui estilo seiscentista. A imagem creem os estudiosos, apresentaria uma policromia, no início, prejudicada pelo tempo sob as águas. Quanto à argila usada na confecção, afirmam ter sido de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Dizem também que a cor de canela que apresenta hoje, deve-se à exposição secular, à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas por seus devotos.
A imagem de Aparecida não escapou de um atentado, ocorrido em 1978. Foi reduzida a quase duzentos fragmentos. A imagem foi encaminhada a Pietro Maria Bardi, à época, diretor do “Museu de Arte de São Paulo – MASP”. Examinada por Pietro e o colecionador de imagens sacras brasileiras, João Marinho, foi Aparecida totalmente restaurada.
Encerramos aqui a belíssima história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, pesquisada na Wikipédia e adaptada didaticamente à nossa série de três crônicas.
Nos anos anteriores, os comerciais sobre o dia da criança pareciam querer encobrir o dia da padroeira do Brasil. Este ano, toda a mídia voltou a destacar com muita força os festejos e devoções a Nossa Senhora Aparecida em todos os recantos do país. Como devotos da mãe de Jesus, ficamos felizes com a divulgação maciça da nossa padroeira em todos os meios de comunicação, dia e noite. Voltamos a despertar pela importância da Virgem Maria no Brasil.
Agradeço, particularmente, a mãe de Deus, a oportunidade de exaltá-la e pela inspiração dirigida que nos guiou. Esperamos que o incentivo desperte nos leitores a necessidade da devoção e amor à padroeira do Brasil, a Nossa Senhora APARECIDA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/aparecida-iii-final.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário