terça-feira, 16 de outubro de 2012

APARECIDA II



APARECIDA (II)
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de outubro de 2012.
Crônica Nº 886

Coroa de N.S. Aparecida. ( Foto Wikipédia)
Uma pergunta sempre se faz sobre a Virgem achada no rio Paraíba. De onde a santa quebrada teria vindo? A Virgem é feita de terracota (argila moldada e cozida). Era costume da época, quando uma imagem quebrava, o religioso a enterrava ou jogava os pedaços no rio. Os pesquisadores acham que a imagem teria sido feita por Frei Agostinho de Jesus, um monge de São Paulo, especialista em confecções de imagens sacras.
Você viu o oratório construído pela família do pescador no porto de Itaguaçu, logo ficou pequeno para tantas visitas.
O vigário de Guaratinguetá, então, por volta de 1734, construiu uma capela no morro dos Coqueiros, entregue ao público em 26 de julho de 1745. O filho de Filipe Pedroso ajudou, mas queria a capela num lugar mais acessível. Em 20 de abril de 1822, D. Pedro I, passando em comitiva, visitou a capela e conheceu a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual basílica velha). Foi inaugurada em 8 de dezembro de 1888, solenemente.
Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez, a basílica. Tinha ido pagar uma promessa feita quando passara por ali em 8 de dezembro de 1868. Deixou uma coroa de ouro, cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.
A imagem de aparecida foi finalmente coroada quatro anos após os presentes da princesa Isabel. Foi a 8 de setembro de 1904 que Nossa Senhora Aparecida recebeu a coroa e o manto anil bordado em ouro e pedrarias, simbolizando sua realeza e patrono.  D. José Camargo Barros, celebrou solenemente com a presença de muitos bispos, o Núncio Apostólico, o presidente da República, Rodrigues Alves e verdadeira multidão.
No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor, sagrada a 5 de setembro de 1909. Recebeu também os ossos de São Vicente Mártir, trazidos de Roma.
Em 17de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do morro dos Coqueiros, tornou-se município, sendo chamado de APARECIDA.
·         Continua amanhã.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/aparecida-ii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário