quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A FORÇA DO POVO



A FORÇA DO POVO
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de setembro de 2012.
Crônica Nº 863

Não tem jeito! Nessa época qualquer conversa em rodas de amigos sempre termina em política. Muitas opiniões são divergentes, mas outras bem que se mostram ao agrado de todos. Quase sempre ninguém está satisfeito com o gestor em exercício. A cultura da malícia vem de muito tempo, por isso a nobre arte da política não obedece à ética e nem aos princípios morais dela mesma e das condições humanas e religiosas. O poder corrompe e a ambição estica-se como borracha, pela falta de base sólida familiar e pela ausência quase sempre dos rigores da lei. Colocou-se na cabeça que qualquer problema mais sério, um bom advogado e um juiz venal resolvem. Montado na punição zero, o gestor parece galopar como um imperador na planície do embuste. Quando a pressão popular agiu em muitos casos, ainda conseguiu pegar muitos desses cavaleiros de cabrestos curtos, com as ideias tradicionais dos sem castigos. E mesmo surpreendidos pela “ficha limpa”, visitadores de cadeias, fregueses da polícia federal e conhecedores de processos, mesmo barrados, continuam desesperadamente tentando beber a água inalcançável.
O aperreio em ser desmamado ou a sua possibilidade, está levando quase à loucura muitos ditadores das capitais e das cidades do interior. Pressionados pela banda sadia da Justiça ou pelas reviravoltas dos eleitores, vários modernos coronéis estão com os nervos em pandarecos. Tem o que  traz jogador famoso para pedir voto; o que apela para o último grau da Justiça; o que empurra os filhos em chapas de cidades diferentes; o que chora em carreata com o governador, pelos interiores, e, até mesmo o que falsifica fazendo montagem com pedidos de Lula. São coisas ridículas, tipos palhaçadas, que vão fazendo com que o eleitor moderno divirta-se como nunca diante das cenas bizarras dos palhaços novos. Famosos do riso, como Tiririca, por exemplo, vai perdendo feio nesse recente picadeiro dos aloprados. Ninguém sabe aonde isso tudo vai desaguar, mas o certo é que está sendo iniciada uma reação jurídica e popular, cuja tendência é ser ampliada e amadurecida. O passado e o presente corrupto parecem estar sendo triturados aos poucos. Caso haja uma rasteira nos salários e nas mordomias deles, estaremos muito perto da vitória.
Ninguém duvide, pois, da transição pela qual estamos passando. Não é possível somente grandeza para o diabo. E se Nossa Senhora Aparecida é padroeira dessa terra, com certeza a vitória virá mais hoje, mais amanhã. Muitos asilos de loucos se abrirão para os viciados. Será A FORÇA DO POVO.
*(Estamos também no blog do mendesemendes quando o assunto é cangaço e, todos os dias úteis no blog do sednemmendes. Recomendamos).

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/09/a-forca-do-povo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário