quarta-feira, 29 de agosto de 2012

RAPADURA! RAPADURA!


RAPADURA! RAPADURA!
Clerisvaldo B. Chagas, 30 de agosto de 2012.
Crônica Nº 853
TUFÃO. (Fonte: guia grátis blog).

Os fortes ventos que atingem os Estados Unidos trazem até nós às brincadeiras de crianças do Sertão. Quando se formam o que chamamos pés de vento, a meninada mais distante provoca-os como se fossem vivos, gritando: Rapadura! Rapadura! E até parece que os danados obedecem mesmo, partindo em direção dos provocadores. Lá vêm eles levantando, terra, poeira e lixo cobrindo os ares e uivando pelos roçados ou pelas ruas das cidades. Mas o que é mesmo o vento se não o ar movimentando-se devido ao aquecimento solar e a outros fenômenos interessantes. Olhando apenas o assunto sem profundidade identificamos vários tipos de ventos como os alísios e os polares que nunca param. Temos as brisas, ventos periódicos que sopram no litoral, nos vales e montanhas e vários outros de denominações regionais.
Quanto a sua velocidade podemos chamar de Brisa, o vento que não ultrapassa os 50 km. Ciclone é uma tempestade violenta em alta velocidade de rotação quando os ventos superam os 50 km/h. (Furacão, tufão): Furacão é o Ciclone mais forte, vento circular que surge no mar do Caribe ou nos Estados Unidos. Giram no sentido horário no hemisfério sul e anti-horário no hemisfério norte e pode chegar a 119 km/h. medem de 200 a 400 km de diâmetro. Quando são formados no sul da Ásia, no Índico e no Pacífico, são denominados Tufões. Já o Vendaval, é um vento forte com grande poder de destruição, que chega a atingir até 150 km/h. Geralmente ocorre durante a madrugada, com uma duração que pode atingir até cinco horas.
Para medir a velocidade dos ventos, usamos um aparelho chamado anemômetro, muito usado nas estações meteorológicas e em aeroportos. Parecem quatro cuias, viradas de lado, girando sobre um eixo vertical. O cata-vento indica a direção dos ventos: norte, sul, leste, oeste e outras. Surge às vezes com uma seta e mesmo com um galo metálico no topo. A biruta também indica a direção dos ventos nos aeroportos, para orientar os pousos e as decolagens. Tem aspecto de um saco redondo, estreito e colorido que se afunila, apoiado em uma haste vertical.
Há quem afirme que o vento é a maior de todas as forças da natureza. Temos belas canções de amor que fazem comparações entre paixões, vendaval, brisa e mais. Existe aí uma novela, cujo personagem se chama Tufão. E se quisermos saber como é denominado o vento forte que ora castiga os Estados Unidos, é se informar e comparar com o que foi dito acima. Não quero negócio com vento forte! O senhor aceita? A senhora adora? Então saiam correndo atrás e gritando como os meninos do Sertão: RAPADURA! RAPADURA!

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/08/rapadura-rapadura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário