segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MACEIÓ E NOSSA SENHORA


MACEIÓ E NOSSA SENHORA
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de agosto de 2012.
Crônica Nº 850
CATEDRAL DE MACEIÓ (governo estadual)

Mais uma vez a capital de Alagoas se engalana para homenagear sua Excelsa Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres. Um dia santo no início da semana é uma oportunidade de aliviar a fadiga do cotidiano, a orar, assistir missa e participar com amor a procissão. Os festejos relativos à Padroeira sempre foi um sucesso extraordinário, cuja tradição perdura levando multidões às ruas e avenidas de Maceió. Essa devoção à Virgem Maria, com o título de Nossa Senhora dos Prazeres é bastante antiga e teve sua origem em Portugal. A mãe de Jesus foi assim chamada para recordar as suas sete alegrias nesse mundo. Diz à tradição que essas alegrias foram reveladas pela própria Nossa Senhora a certo frade que sempre lhe presenteava com flores. As suas alegrias reveladas foram: a anunciação do anjo, visita à sua prima Isabel, nascimento de Jesus, vinda do Espírito Santo e sua Assunção e coroação como Rainha do céu. Em Alagoas, várias cidades e povoados trazem a Virgem Maria com essa denominação como padroeira. Em todos os lugares Nossa Senhora é homenageada em grande estilo.
A devoção à mãe de Jesus se expandiu e foi ficando cada vez mais forte, principalmente após a famosa aparição em Lisboa, no século XVI. Naquela época acontecia uma terrível peste que dizimava a população de Lisboa, Portugal. Maria apareceu em uma fonte e deu a graça à água para curar os doentes. Dizem que a aparição de Nossa Senhora foi à manifestação da bondade de Deus. Foi assim que teria nascido o costume de pedir a bênção para a água com a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres e levá-la aos enfermos. Foi nesse tempo que a mãe de Jesus, a Rainha do Céu, apareceu a uma menina pedindo a construção de uma igreja, para ser venerada com o título de Nossa Senhora dos Prazeres. Levando em conta o que o cristão prega que Deus não quer os seus filhos tristes, Nossa Senhora indicava o sentimento da Alegria. Quando os pedidos começaram a ser feitos, logo as graças começaram a acontecer. Essa tradição de fidelidade à mãe de Jesus enraizou-se em seu povo, espalhando-se por todos os lugares. Portanto, é com muita alegria que o maceioense para o seu trabalho no dia de hoje para venerar e exaltar sua Padroeira. Queremos cooperar um pouquinho com a capital alagoana, com a alegria dos Prazeres, com MACEIÓ E NOSSA SENHORA.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/08/maceio-e-nossa-senhora.html

Um comentário:

  1. Outro dia mesmo eu estava falando sobre a aparição de nossa senhora e os três pastorinhos" Lúcia, Jacinto e Francisco" para uma amiga. A conversa rolava solta onde falávamos da grande fé que as pessoas tinha naquela época.E hoje estou aqui feliz em saber que você é um grande devoto de nossa senhora. Que Deus lhe conserva a missão de levar mensagem através de seu blog. Fique com a paz do senhor jesus. bjs.
    Maria da Paixão.
    27/08/2012

    ResponderExcluir