segunda-feira, 6 de agosto de 2012

LAMPIÃO DIVERTE, CORISCO FILOSOFA


LAMPIÃO DIVERTE, CORISCO FILOSOFA
Clerisvaldo B. Chagas, 7 de agosto de 2012.
Crônica Nº 836

CORISCO. (Fonte: popular).
Ao se entrar no mundo do finado cangaço, a princípio parece estrada simples a ser percorrida. À medida que o pesquisador aprofunda-se no seu mister e deseja de fato dedicar sua vida a isso, vai descobrindo que existe uma teia que lhe barra a saída. Geralmente quem se aprofunda na literatura lampionesca de corpo e alma, não consegue mais escrever sobre outros assuntos, pois fica impregnado de cangaceiros dias, meses, anos seguidos.  Nas rodas de amigos não fala sobre outros assuntos, dentro do vício que pegou e não consegue largar, como se os mortos não o deixassem sair das suas causas. Escrever sobre cangaço não é e nem nunca foi tarefa das mais leves. É preciso, além de outros atributos, muita paciência, como outro assunto qualquer interessante, pois os enganos se sucedem a cada passo. Um dos maiores perigos de quem escreve sobre o tema, armadilha aberta, é acreditar na primeira informação, assim como de primeira informação era Corisco, o mais famoso cangaceiro do grupo de Virgolino. O engano (lapso) ou a proposital mentira estão em todos os lugares das pesquisas.
Examinando documentos da época cangaceira, entre 1938 e 1940, descobrimos inúmeros desses lapsos, como se a Imprensa da época tivesse azoada com tantas desencontradas informações. Quer dizer, o pesquisador nem pode dizer que escreveu “aquele engano” extraído de documento, pois o documento estava informando errado.  Nomes trocados de cangaceiros; anúncio de mortes de cabras que continuavam vivos; números de membros do cangaço e volantes abatidos; quantidade exagerada de cabras em ataques; Feitos bárbaros atribuídos a cangaceiros que não cometeram os feitos... Enfim, o pesquisador sério tem trabalho noite e dia em suas buscas comparativas para poder publicar o que chega mais perto da verdade. Recentemente tive em um lugar onde um homem passou a ter suas ações contra os bandidos, decantadas em livros. Um pesquisador do lugar afirmou que tudo que ele falava era mentira, mas a família influente queria que a vantagem do cidadão continuasse nos livros de antigos e novos pesquisadores. Pelo visto, a história do cangaço, como qualquer outra história, é vista por ângulos, como olho de mosca. Não existe limpeza cem por cento nem nos escritos mais severos sobre o tema.
Nessa última investida que fiz sobre o passado irrequieto do Sertão, balancei a cabeça ao ver ali, também documentado, um testemunho curto do cangaceiro Pancada, muito falado em Alagoas, assim como Moita Brava. Dizia ele, na prisão, que ao saber da morte de Virgolino, em Sergipe, Corisco ─ que estava no lado alagoano na hora da chacina ─ teria dito: “Acabou-se o divertimento do mundo”. Você sabia leitor, que “Virgolino divertia o mundo?” Eita passado misterioso compadre! Enquanto LAMPIÃO DIVERTE, CORISCO FILOSOFA.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/08/lampiao-diverte-corisco-filosofa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário