terça-feira, 21 de agosto de 2012

BOIS, BOIADEIROS E BARRETOS



BOIS, BOIADEIROS E BARRETOS
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de agosto de 2012.
Crônica Nº 846

BARRETOS. (Fonte: Edson Silva.Folha Press.).
Desembarcado no Brasil como esperança, discriminado pelo rei de Portugal na Zona da Mata Nordestina, o boi reverteu o quadro e o Sertão o abraçou. Atualmente sua agradável presença ocupa todas as cinco Grandes Regiões Brasileiras, levando alimento, história, diversão e folclore. Poucos animais domésticos são tão estimados quanto esse mamífero quadrúpede. Dizem que do boi não se perde nem o berro, pois o som é usado como modelo de buzina de automóvel. Foi ele quem desbravou o Sertão do Nordeste e abasteceu também outras regiões com os produtos do seu corpo, inclusive em épocas difíceis de guerras internas. O homem de vez em quando vai reconhecendo a importância dos animais domésticos, como criaturas de Deus a lhes servir e fazer companhia. Não é à toa que em Santana do Ipanema, Alagoas, encontramos uma estátua em homenagem ao jumento, animal que tanto fez pelo engrandecimento regional. Em Petrolina, Pernambuco, encontramos a estátua do bode, pois só o Sertão sabe quanto o caprino foi e é importante por aquelas bandas.
Em se tratando de festas que envolvem o boi, temos na Região Norte (reduto do peixe) a festa de Parintins ─ uma das maiores do Brasil ─ com os partidários dos bois Caprichoso e Garantido. No Nordeste, brilha a velha tradição da Vaquejada, acontecendo em inúmeras cidades da região. No Sul, destacam-se os torneios que encantam aos seus visitantes. No Sudeste, Barretos tornou-se internacional, sendo ponto de referência de rodeio, no mundo. No Centro-Oeste, as modas de viola não param de exaltar a figura do animal que predomina por ali. Voltando para Barretos que reúne vaqueiros, boiadeiros, domadores, “peões”, touros famosos, cantores, apresentadores e muitos outros profissionais, tem conseguido um espaço formidável na mídia nacional que reflete direto para o estrangeiro. A cidade virou desfile de moda, centro de espetáculos, ponto de encontros e lugar de investimento pesado. É certo que chega o turista sadio para despejar dinheiro na cidade, mas o que aparece para dar trabalho não está escrito.
Mesmo sem conhecer a cidade dos rodeios mais famosos do Brasil, vamos também nos empolgando com os sucessos dos seus empreendimentos. Afinal eles sempre estão de parabéns: BOIS, BOAIDEIROS E BARRETOS.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/08/bois-boiadeiros-e-barretos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário