quarta-feira, 22 de agosto de 2012


ARAPIRACA DÁ SOMBRA
Clerisvaldo B. Chagas, 22 de agosto de 2012.
Crônica Nº 847

ARAPIRACA. (Fonte: Wikipédia).
Mesmo não sendo arapiraquenses, os outros alagoanos comemoram a notícia sobre sua capacidade financeira. Foi demais o resultado publicado na revista Exame que mostra a cidade alagoana em 7º lugar em poder de consumo. Pesquisa feita entre cem cidades brasileiras apontou Arapiraca numa posição altamente favorável, principalmente por está situada no Nordeste. As cidades nordestinas que se situam na faixa estreita, filé de fertilidade, Agreste, cresceram e se tornaram importantíssimos pontos de convergências. É assim que cada estado nordestino possui sua cidade atrativa do interior e quase sempre na faixa Agrestina onde as terras são férteis e a pluviosidade ajuda. Destacam-se na região Arapiraca em Alagoas, Caruaru em Pernambuco, Campina Grande na Paraíba, Feira de Santana na Bahia e outras que ficaram famosas por seus eventos e progresso. Depois do anúncio de dois estaleiros no estado e a ampliação da fábrica da Braskem, nada melhor de que uma sobremesa para semear mais esperanças. Quem conhece Arapiraca sabe muito bem das suas potencialidades econômicas.
Com uma população de 214 mil habitantes e um PIB de quase dois bilhões, a “Capital do Fumo” demonstra a continuidade da sua expansão, nunca antes estagnada. O centro comercial e sua periferia estão sempre se modernizando, causando surpresas aos seus visitantes habituais. Arapiraca não só arrasta para si os municípios inteiros do Agreste Alagoano, mas também atrai parte do Sertão e do Baixo São Francisco, consolidando-se como excepcional polo do interior. Sua posição geográfica une várias regiões e, depois de Maceió, ninguém lhe faz sombra no desenvolvimento urbano e rural. Após a feira de Caruaru tinha a sua como a mais decantada. O seu movimento administrativo modernista, transferiu a feira para dar melhores condições e mais qualidade para servir a seu povo. Sua condição urbana vai se enchendo de cursos superiores que facilitam aos estudantes mais longe da capital. Atraindo cada vez mais, fábricas e outros empreendimentos importantes, a cidade alagoana não poderia deixar de bater o seu carimbo na pesquisa que circula nos sites do estado.
Arapiraca é uma árvore frondosa. E se é frondosa e grande está exercendo seu papel em Alagoas, no Nordeste e no Brasil, é a revista quem mostra: ARAPIRACA DÁ SOMBRA.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/08/arapiracada-sombra-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário