quinta-feira, 26 de julho de 2012

SENHORA SANTANA


SENHORA SANTANA
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de julho de 2012.
Crônica Nº 829

Senhora Santana
Foi encerrada a maior festa religiosa do Sertão alagoano, na cidade de Santana do Ipanema. Daqui de Maceió imagino a grandiosidade do encerramento desse tradicional novenário católico que atrai multidões. Tudo tem início no dia 17 de julho na fase mais exuberante do inverno regional. É um festejo realizado geralmente sob chuva e frio intenso que caracterizam a época. Infelizmente a data não pode ser mudada porque ela faz parte do calendário mundial dessa homenagem.  Todos os lugares, cuja padroeira é Ana, comemoram no dia em todas as partes do globo. Como os santanenses pegaram o tempo de chuva e frio, nada podem fazer por esse lado, mas compensam esquentando com a fé e a presença os movimentos da Igreja. Pessoas dedicadas ornamentam a Matriz que, também bastante iluminada externamente, até à torre, torna-se duas vezes o cartão postal da cidade. O relevo acidentado de Santana permite belíssimos cenários vistos dos arredores mais altos e distantes, tanto pelo dia, quanto pela noite quando as luzes da torre formam bonito chamariz.
As promessas pagas à Padroeira ocorrem em qualquer um dos dias do novenário. Chegam pessoas até de estados mais distantes, como do Centro-Oeste, por exemplo, para agradecimento de uma graça alcançada. Mas, são vistos vários fiéis, principalmente mulheres andando sem calçados, na imensa procissão que ocorre no dia de encerramento. É muito emocionante a participação no meio do povaréu piedoso dos sertões. O principal cântico de louvor à avó de Jesus, chamada carinhosamente de Senhora Santana, possui letra e melodia de muito bom gosto, que vai penetrando na alma de cada ser que acompanha com fé essa extraordinária louvação. O cortejo é feito percorrendo ruas, avenidas e bairros da cidade, diferente do início quando a imagem vem dos sítios mais distantes para a sua Matriz. Muitas e muitas vezes Senhora Santana parece intervir no tempo, fornecendo confortador estio durante o percurso da procissão. Feriado na cidade, uma tarde divina sob os céus de Santana do Ipanema, para tirar o enfado do trabalho costumeiro.
A Festa de Senhora Santana é marco importantíssimo do povo católico da minha terra. Uma injeção forte de ânimo para a continuação do labor diário. A tristeza da festa cheia de tantas atrações, só aparece quando alguém por algum motivo não pode de maneira nenhuma está presente ao evento. Parabéns a “Rainha do Sertão”, parabéns à SENHORA SANTANA.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/07/senhora-santana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário