sexta-feira, 22 de junho de 2012

REI DO BAIÃO


O REI DO BAIÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de junho de 2012.
Crônica Nº 802

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu na cidade pernambucana de Exu em 13 de dezembro de 1912 e faleceu em 2 de agosto de 1989. Ao se tornar sanfoneiro e cantor, era acompanhado de sanfona, zabumba e triângulo e passou a cantar todos os aspectos do Nordeste, ficando famoso com o apelido de “Rei do Baião”. Os pais de Luiz Gonzaga eram trabalhadores rurais, Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, conhecida por “Santana”. Januário trabalhava na roça alheia, tocava e consertava acordeon. Foi ele quem ensinou Gonzaga a tocar.
Adolescente, Gonzaga apaixonou-se pela filha de um coronel que não queria esse namoro. Ficou namorando escondido. Seu pai, Januário, deu-lhe uma surra por causa desse negócio e Gonzaga fugiu de casa, alistou-se no exército no estado do Ceará e passou nove anos sem dar notícias em casa. Andando pelos estados, Gonzaga conheceu em Minas, um soldado que tocava acordeon e começou a se interessar pela música. Em 1939, deu baixa do exército no Rio de Janeiro e passou a tocar nas feiras e nas casas de prostituição. Tocava músicas estrangeiras. Em 1941, cantou uma música nordestina da sua autoria e foi aplaudido. Logo fez um contrato com a gravadora Victor, gravou “Vira e Mexe”, seu primeiro disco e mais cinquenta depois. Passou uns tempos vivendo com uma cantora chamada Odaléa Guedes dos Santos que teve um filho de outro, mas Luiz assumiu a paternidade e deu-lhe o nome de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior que depois se tornou o cantor Gonzaguinha. Em 1946 foi visitar os pais, desde a surra que levara, em Exu. Em 1948 casou-se com a professora Helena Cavalcanti. Odaléa morreu de tuberculose nesse mesmo ano deixando Gonzaguinha órfão, mas Helena não queria saber de criar o menino. Houve muitas páginas de sofrimento entre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, rejeitado pela família da esposa de Luiz. O garoto chegou a ser internado. Muitas brigas houve entre Luiz e a esposa por causa de Gonzaguinha. Depois o menino cresceu e ficou viciado em bebida, aumentando os problemas da família. Somente muito mais tarde, Gonzaguinha resolveu se curar e tornou-se compositor e cantor e fez as pazes com o suposto pai.
Luiz Gonzaga sofria de osteoporose e morreu vítima de uma parada cardiorespiratória no Hospital Santa Joana, no Recife. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e sepultado em Exu.
Luiz Gonzaga gravou centenas e centenas de músicas e cantou o Nordeste inteiro. Juntamente o que Frei Damião e padre Cícero representam para os católicos nordestinos, Luiz Gonzaga representa para a música dessa imensa região.  Outro Luiz Gonzaga só agora daqui a cem anos. O maior ídolo musical do Nordeste ainda é O REI DO BAIÃO.








  •  


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/06/rei-do-baiao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário