sexta-feira, 8 de junho de 2012

ONU, VOCÊ MORREU E NÃO SABE


ONU, VOCÊ MORREU E NÃO SABE
Clerisvaldo B. Chagas, 8 de junho de 2012.
Crônica Nº 791

           Venho dizendo da situação da carcomida ONU. Se tudo no mundo se moderniza, por que a ONU não segue o mesmo caminho? Pela mesma ambição humana individual de mandar sozinho com espírito ditatorial. As tradições chinesas e russas de ditaduras militares são como mordida de cágado, só larga depois de bater o sino. Fincadas as duas na tradição do poder pela força do militarismo exacerbado, da cadeia sem chave ao cidadão comum, ambas confiam no arsenal atômico ou na quantidade de gente para mandar à carnificina em qualquer ocasião. Países onde a liberdade individual nunca valeu nada e deságuam sempre na arrogância das suas lideranças. Não existe democracia em nada. São povos escravos desde longas datas vivendo o dia a dia como habitantes pobres dentro de uma aldeia, confinados como bois de matadouro. São gerações e gerações que não conhecem a liderdade que existe no Ocidente. E após a II Grande Guerra, então, essas nações continuam querendo fazer da ONU seus palácios colossais vetando com frequência os benefícios dos povos. Embora a tal querra fria tenha passado, mas Rússia e China valem-se do poder que possuem no Conselho da ONU para dominarem o mundo até o limite do possível. A velha ONU não se renova porque elas não deixam, pois renovação significa sangue novo a dá palpite no xadrez do planeta.
          Dentro da baba do boi danado, ambas as nações têm sede de poder e jogam com ele no Conselho permanente, fazendo das outras nações do mundo, súditos acovardados de cabeças baixas e mãos amarradas. E se essa peste dessa ONU não se renova e possui dono, por que tantos países existentes não criam a ONU II? São uma vergonha tantas nações submetidas apenas a quatro mandonas raivosas que tratam o Órgão como propriedade particular. Se nos tempos das conquistas oceânicas o mundo foi dividido em dois donos apenas, Espanha e Portugal, quando outro país perguntava pelo testamento de Adão, agora o mundo frouxo baixa a cerviz para quatro “ferroadores”. O banho de sangue que vem acontecendo na Síria, aliada de China e Rússia, continua sob a chancela das duas potências que não conseguem viver os tempos modernos sem cabresto nas mãos. Ô mundo velho fraco que só caldo de ximbra!
         Se ninguém tem forças suficientes para fazer alguma coisa pelo povo sírio, é fechar os olhos para a barbárie do senhor Bashar al Assad, atual campeão e criminoso de guerra do seu próprio povo. ONU, ô ONU! VOCÊ MORREU E NÃO SABE.














Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/06/onu-voce-morreu-e-nao-sabe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário