quinta-feira, 21 de junho de 2012

O DEBATE DO MUNDO


O DEBATE DO MUNDO
Clerisvaldo B. Chagas, 21 de junho de 2012.
Crônica nº 800

Difícil é um acordo entre duas pessoas, sobre qualquer tipo de assunto. É por isso que existe o Tribunal de Pequenas Causas. Mesmo assim, os processos se acumulam em todos os lugares do Brasil, pela falta de acordo entre ambas às partes, num gasto de tempo medonho que duram até muito mais de dez anos para uma decisão final. Como querer, então, que esse mundo tão complexo, entrasse em acordo maravilha que satisfizesse a gregos e troianos? Negociações são coisas profundamente persistentes e desgastantes e mesmo na urgência do tema leva tempo para serem compreendidas as propostas e discutidas. Cada país tem seu idioma, costumes e pensamentos próprios e não é fácil sentar ouvir e concordar com tudo. A simples presença de todos em redor de uma mesa, por si só já é uma vitória importantíssima para uma conferência de tal magnitude. Certo que o tema pode ser um só, motivo de interesse de todo o planeta, mas não existem temas isolados, pois suas ramificações formam uma rede complexa e de interesses diversos. Além disso, o egoísmo ainda é um sentimento muito forte na humanidade, assim como a arrogância e o complexo secular de mando. Sou da parte dos que acham que avançamos muito nas negociações do Rio. Os resíduos vão sendo varridos depois com o tempo, pois é assim que funciona e sempre foi assim.
Frases ditas e captadas pela mídia, entre os chefes ou representantes de estados são interessantes e levam à reflexão: “Não tenho dúvida de que estaremos à altura dos desafios que a situação global nos impõe”, falou a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Por sua vez, disse Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU: “Fizemos história esta semana. Estamos perto de fazer um acordo que pode criar nosso futuro sustentável”. Vejamos outra frase importante do novo presidente francês, François Hollande: “O desenvolvimento sustentável não é um entrave, é uma oportunidade”. No meio disso, a advertência do primeiro-ministro da China: “O processo global de desenvolvimento sustentável não é um processo equilibrado. A brecha entre Norte e Sul aumenta cada vez mais”, falou Wen Jiabao. Até mesmo Mahmoud Ahmadinejad filosofou: “Não devemos buscar hegemonia a custa de outros povos e seres humanos que habitam o planeta”.
Independente de tudo, o Brasil ganhou destaque especial sediando acontecimento tão importante para o planeta Terra, perto de outros dois gigantescos eventos, a “Copa das Confederações” e a “Copa do Mundo de Futebol”. Motivos imensos de honras, destaques e confiança. Chegou bem em 2012, a vez de dá às cartas e ser vitrina. Motivo de orgulho total para encher o peito de ar dos brasileiros. Voltemos ao DEBATE DO MUNDO.















Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/06/o-debate-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário