segunda-feira, 25 de junho de 2012

O BICHO GARÇA



    O BICHO GARÇA
    Clerisvaldo B. Chagas, 26 de junho de 2012.
       Crônica Nº 804
 Quando o nosso amigo cientista João Nepomuceno, perguntou qual seria o bicho da vez nas eleições de Santana do Ipanema, Alagoas, respondi que primeiro teria que sonhar. Todo viciado no jogo do bicho, que se preza, sonha primeiro para poder fazer sua fezinha no cachorro, no urso, no veado ou em outro vivente qualquer do total de vinte e cinco da roleta. Quando o obcecado pelo jogo não sonha, vai tentando decifrar o animal da noite, assim que pula da cama. Se nos primeiros minutos, não avista nada dos bichos mais corriqueiros das ruas, gato, cachorro, papagaio, macaco... Parte para interpretações avistando outros bichos fora da lista e faz a associação: rato, barata, mosquito, sapo... E se ainda assim não tiver a sorte de enxergá-lo já, apela para a vizinha que gosta dessas coisas, pede o palpite do dia, se desespera, puxa os próprios cabelos até encontrar o que acha ser a resposta correta. Depois parte para o primeiro cambista que encontra na rua, taca o real do pão das crianças na mão do outro lunático e liberta o sorriso maroto que pedia liberdade desde a madrugada.
Domingo passado teve início a série de convenções para candidatos a prefeito e vereadores do nosso município. Muitos jogadores já estão afilados, rindo das apostas feitas e outros estão vendo miragens no Sertão e iniciando o jogo perdendo. Como coincidência da indagação amiga de Nepomuceno, chegou de repente na cidade um bando de garças de regiões longínquas, para apreciar as convenções de Santana. Pelo dia, as brancas aves sobrevoam o campo a procura de alimentos. Com a aproximação da noite, o bando sobrevoa a cidade e vai pousar no Bairro Floresta, entre o lugar Alto dos Negros e o Hospital Geral Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo. Na barreira que dá acesso ao rio Ipanema, as garças escolheram uma grande clareira no matagal, onde mais de mil aves cobrem o chão e os arbustos de branco concentrado. Se o jogador quiser fazer sua interpretação pessoal pelos três candidatos que sairão a prefeito de Santana, pode se enganchar nas três interpretações, conforme as profissões dos postulantes: Caso ele diga que as garças se vestem como enfermeiras, pode aposta no doutor. Se ele vê as garças como motivo ecológico, tão em voga no momento e defende a causa, vai por o dinheiro no advogado. Mas se ele interpreta o bando de aves como lições para o ambiente, despeja no professor.
Não sei se respondi ao cientista Nepomuceno, do nosso Mural de Recados, mas pelo menos afunilei o jogo. O profissional que vai ganhar eu não sei, mas se animal das canelas grandes estivesse na roleta, não teria para ninguém, somente na cabeça O BICHO GARÇA.








Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/06/o-bicho-garca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário