quinta-feira, 31 de maio de 2012

ALFHA CRUCIS

ALFHA CRUCIS
Clerisvaldo B. Chagas, 31 de maio de 2012.

 Não tem para onde correr, o estudo, atualmente, é à base de tudo. Ai daquele que ficar sem estudar. Dentro dos estudos a palavra chave é “pesquisa” em todas as áreas do conhecimento humano. Estamos marchando para a extinção do professor simples, com já foi previsto há muitos anos. A sobrevivência triunfal, atualmente, está em saber pesquisar e, quase sempre o pesquisador é um animal solitário mergulhado noite e dia no seu mister. O navio de pesquisa oceanográfica comprado pelas ações da USP e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) diz bem da necessidade urgente de investigações no oceano. O preço de um navio desse porte, por mais caro que seja, não é nada diante dos benefícios que virão para o país. O Brasil tem que estar afinado com todas as fontes de pesquisa, no mar, no espaço, na terra, para não viver a reboque de outros países, sempre dependente de tudo e importado tudo. Esse navio, que poderia ter sido construído em nossos estaleiros, tem muitos anos de uso, comprado aos “estranjas”, mesmo sendo bem conservado e com reformas.
          As pesquisas permitem construções de navios, aviões, veículos terrestres para guerra, submarinos, remédios, cosméticos, desenvolvimento na medicina e em outras inúmeras áreas em que estamos apenas engatinhando. Triste para o aluno ainda é a grande realidade brasileira de se estudar numa universidade, onde apenas o velho giz e o quadro-negro são peças do século XXI. Veja o que se fala do navio Alfha Crucis: “O Alpha Crucis já soma 39 anos em operação. Antes de chegar ao Brasil, ele pertenceu à Noaa (agência nacional de oceanos dos EUA) e à Universidade do Havaí”. "Mas o navio está em excelentes condições. Além de ter sido extremamente bem cuidado, ele sofreu uma grande reforma antes de chegar até nós”. Quando se fala do complemento de pesquisa, veja como muda o cenário para melhor, no usufruto do nosso próprio produto: “Além do novo navio, um barco de porte menor, novinho em folha, também entrará em operação em breve. Com 27 metros, o Alpha Delphini está sendo construído em um estaleiro do Ceará e deve ficar pronto em setembro. Primeira embarcação do gênero totalmente construída no Brasil, ela custou R$ 4,75 milhões. Os recursos são da Fapesp e da USP”. (Fonte: Folha.com).
          Dizem que “quem não tem cão caça com gato”. Acontece que almejamos promoção. Chega de gato! Precisamos de centros de pesquisas para tudo e verbas para esses objetivos como prioridade. Vamos transformar o gato “Alfha Crucis” em cão Alfha Crucis, pelo menos é o imenso desejo da juventude estudiosa do Brasil e seus talentosos cientistas e pesquisadores. Brasil sem o segundo e o terceiro pum. O Brasil do seu próprio novinho, novinho, ALFHA CRUCIS.















Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/05/alfha-crucis.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário