quinta-feira, 12 de abril de 2012

RIO PIRACICABA/IPANEMA



RIO PIRACICABA/IPANEMA
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de abril de 2012.


          Nossa luta por Santana do Ipanema continua firme como nunca. De modo particular na Literatura, todos os nossos dez livros, entre documentário e ficção, fazem apologia a nossa terra. Ainda estamos na quentura de lançamento do “Ipanema um rio macho” ocorrido no último dia 23, quando ontem nos deparamos com a seguinte manchete: “Rio Piracicaba será homenageado com música e literatura neste sábado”. E prossegue a reportagem afirmando que o dia dedicado ao rio que dá nome à cidade, será celebrado com moda de viola, apresentação do Exército e um historiador. O rio que banha o município de Piracicaba, em São Paulo, terá uma solenidade em um ponto turístico das suas margens. O calendário festivo da cidade conta com data reservada ao rio desde 2002, segundo projeto de lei aprovado pelos vereadores. No momento, a solenidade contará com apresentação do Tiro de Guerra de Piracicaba. Em seguida será feita a leitura do texto alusivo ao “Dia do Rio Piracicaba”, pelo historiador Fábio Bragança. Haverá ainda fala das autoridades e, no encerramento, a música de raiz com viola e violão da dupla Marcius & Vinícius.
          O rio Piracicaba ficou imortalizado com a dupla sertaneja Tião Carreiro e Pardinho. Ao voltar a muito tempo das andanças pelo Sudeste, essa música típica daquela região me acompanhava, provocando uma doideira medonha no coração e nos olhos. E ao ler a reportagem acima, gostaria que as pessoas de Santana, principalmente as que conduzem o município, pudessem pensar nessa possibilidade. Valorizar o rio periódico Ipanema que originou essa cidade de quase cinquenta mil habitantes. Tudo que somos devemos ao rio, segundo sua história entregue ao povo santanense com o título “Ipanema, um rio macho”. E aí autoridades? Vamos encaixar esse evento, como calendário festivo anual do município?
          Quando se faz uma homenagem ao rio Ipanema, é como se tivesse fazendo também às outras ribeiras que deram vida ao nosso sertão alagoano: Traipu, Capiá, Dois Riachos, Desumano, Jacaré, Riacho Grande que serviram como vias dos desbravadores sertanejos. Imitemos o que é bom. Parabéns ao povo de Piracicaba e sua Câmara Municipal com os nossos desejos de um feliz evento no próximo sábado. Dois gigantes da natureza: PIRACICABA/IPANEMA.







Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/04/rio-piracicabario-ipanema-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário