quinta-feira, 12 de abril de 2012

ESCOLA DURVALINA

ESCOLA DURVALINA
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de abril de 2012.

 Propositadamente reservei esse trabalho para o segundo horário, devido a certa atividade na Escola Durvalina Cardoso Pontes, Bairro São José, em Santana do Ipanema, Alagoas. Estive às 10 horas de hoje (12) naquela unidade para ser homenageado como “Escritor Símbolo de Santana do Ipanema”. Alunos e professores haviam trabalhado a semana inteira sobre as minhas obras publicadas, escolhendo com ênfase o conto “Carnaval do Lobisomem”  como ponto central de suas atividades. Encontrei uma escola limpa e organizada, o que me causou espanto (coisa não tão fácil de encontrar) por aí. Satisfeito com o que via, pois dava impressão de coisa de primeiro mundo, fui recepcionado pela diretora Elza Clemente da Silva Ferreira e a coordenadora Naireinan de Carvalho Alves Rodrigues. Visitamos todas as turmas, dialogamos com elas, matando a curiosidade dos alunos e os estimulando à escola e ao estudo. Tudo era acompanhado pela filmagem do senhor “Paulinho Fotografias”, numa ordem perfeita e elegante.
          Descobri, com grata surpresa, que as professoras da Escola Durvalina, quase todas, haviam sido minhas alunas. À semelhança da Escola Sônia Pereira ─ que me prestou homenagem semelhante ─ sobrou carinho, respeito e agradecimento. Em seguida fui conduzido ao pátio da escola onde cartazes com poemas, referências e fotos enalteciam o autor e seus trabalhos. Após as homenagens feitas por alunos e professores, veio uma entrevista inteligente, onde os alunos perguntavam tudo o que queriam sobre o escritor. Pacientemente eu voltava à minha infância e respondia com acréscimo para estimular aquela geração de cabecinhas no futuro.
           Ali estavam as professoras Cleonoura, Eliãna, Elane, Maria do Rosário, Elizete, Francelina, Vanúzia, Lúcia, Maria Casilda e o professor José Senaldo, além do vigia, merendeiras e serviçais, que não houve tempo de coleta dos seus nomes.
          E quando a gente pensa que o mundo acabou fruto de tanta ingratidão, chega um novo reconhecimento, tão bonito e carinhoso como o poema que nos enaltece que a professora e ex-aluna Maria do Rosário Souza de Lima, nos entregou. Sou muito duro nos pronunciamentos, mas emotivo, mole e lacrimoso com tanto carinho recebido. Obrigado aos que fazem à Escola Durvalina Cardoso Pontes. “Carnaval do Lobisomem” breve estará na praça, na Emancipação Política do Município, levado pelos que fazem esta maravilhosa escola. Vou tentar driblar o Maceió, para me fazer presente. Obrigado! Mas obrigado mesmo à ESCOLA DURVALINA.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/04/escola-durvalina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário