quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ONU PARA TRÊS

ONU PARA TRÊS
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de fevereiro de 2012.

 A ONU (Organização das Nações Unidas) foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objetivo de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões. Atualmente existem em torno de 193 estados-membros, falando sobre quase todos estados soberanos do mundo. A organização acha-se dividida em instâncias administrativas, porém, quem mais aparece é o Conselho de Segurança que decide determinadas resoluções de paz e segurança. Quando se trata de cargo individual, surge com maior destaque o de Secretário-Geral, cargo ocupado atualmente, desde 2007 pelo cidadão originário da Coreia do Sul, Ban Kimoon. Mantem-se a ONU com as contribuições voluntárias dos seus Estados membros. Para melhor funcionar em termos de mundo a Organização dispõe de seis idiomas considerados oficiais que são Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol. Acontece que o desgaste é grande dessa organização, pois a quantidade de membros no Conselho Permanente de Segurança continua a mesma, para esse universo de 193 membros.
          Uma Organização do porte da ONU, não se renova e continua na mão de países como os Estados Unidos, China e Rússia, que na prática, sempre que podem fazem suas manobras para que a ONU aja de acordo com seus interesses particulares e não como órgão independente como no início foi proposto. O atualíssimo caso da Síria é uma vergonha, uma ignomínia quando a Rússia e China vetam uma intervenção das Nações Unidas em solo sírio. Enquanto isso, o ditador daquele país continua massacrando seu povo, derramando sangue da população com seus armamentos pesados e negando apoio médico aos atingidos pelos modos nazistas. Grita em vão por socorro o povo de Damasco, o povo do país inteiro que morre às centenas, mas esbarra no apoio covarde da China e da Rússia àquele ditador maluco. Enquanto isso, o mundo assiste estarrecido o massacre que acontece naquela parte do mundo que tem pagado muito caro por permitir regimes como o atual. A resistência de China, Rússia e Estados Unidos à renovação do Conselho e a uma reforma na carcomida Organização chega a ser patética, pois querem continuar com uma ONU particular, mandando e desmandando como costumam fazer com o povo dos seus respectivos países.
          Enquanto os demais membros não se rebelarem contra a ditadura que reina por ali, tudo continuará como antes. Cada um dos membros do Conselho, principalmente os três, permanecerão com a sua ONUZINHA ou vestida nos quintais das suas casas. E se os bois continuam aceitando cangas e ferrões no pescoço e nos fundilhos, que paguem, então, a eterna covardia do medo. O filme continua o mesmo: ONU PARA TRÊS.









Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/02/onu-para-tres.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário