quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CINZAS

CINZAS
Clerisvaldo B. Chagas, 22 de fevereiro de 2012.

           Para quem gosta da folia de Momo, infelizmente, tudo hoje se transforma em cinzas. Tem início nesta quarta o período da Quaresma, valorizado no calendário cristão ocidental. Nas igrejas católicas do Brasil, as igrejas realizam o simbolismo significativo, geralmente, logo às sete horas da manhã e às sete da noite, quando os fiéis comparecem para o sinal das cinzas. O ato convida as pessoas à reflexão, o dever católico a ser cumprido, mudança de vida para melhor, moral e religiosamente, lembrando a efêmera passagem por esse mundo e a certeza inflexível da morte. A Quaresma ocorre quarenta dias antes da Páscoa, sem contar os domingos e os feriados. Dependendo da data da Páscoa, o seu posicionamento varia a cada ano. A oscilação ocorre entre o início de fevereiro até a segunda semana de março. A quarta-feira de Cinzas para quem quer vivenciá-la parece dia de paz e de mistério que conforta o indivíduo nessa caminhada com tantas incertezas que o mundo nos oferece. Os sons dos batuques tão vivos das brincadeiras são trocados pela cadência suave das apresentações religiosas.
     Missas são celebradas tradicionalmente nesse dia quando os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside a cirimônia. O sacerdote marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até o pôr do sol, antes de lavá-la. É bom lembrar a tradição simbólica do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependemento perante Deus. Encontramos essas passagens na Bíblia, onde são relatadas em vários livros. Deus gosta da pessoa que se arrepende de atos não recomendados por ele no Livro Sagrado. Ainda se referindo ao Catolicismo Romano, Cinzas é um dia de jejum e abstinência. Seguindo as orientações da Igreja, o seguidor evita comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira da Paixão, num sinal simbólico e respeitoso ao Criador. Mesmo para os brincantes do Carnaval dos três dias, a quarta oferece a quietude, vez em quando ofertada ao espírito, para a sua recuperação do agito vibrante da folia.
         Para outras religiões, a quarta-feira pode até possuir significado diferente, porém, sempre dentro da observação moral ou religiosa do ser humano. Para viver plenamente um dia místico, não é necessario que o homem seja seguidor assíduo de qualquer corrente religiosa. O seu recolhimento e reflexões podem lhes trazer um bem que será aplicado com bastante êxito no seu cotidiano. Enquanto para alguns o dia é apenas um feriado normal de cura da ressaca, para outros é uma oportunidade valiosa de avaliação e descanso espiritual. Reflexão profunda no dia de hoje não faz mal a ninguém. A vida é limitada. E embora muitos não queiram saber, vícios e paixões, logo, logo, transformar-se-ão em CINZAS.













.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/02/cinzas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário