domingo, 8 de janeiro de 2012

SERTÃO SEM PAI E MÃE

SERTÃO SEM PAI E MÃE
Clerisvaldo B. Chagas, 9 de janeiro de 2012

          A violência vai crescendo assustadoramente no Sertão alagoano. Os assaltos e crimes de mortes progridem muito mais do que a lavoura, do que o criatório, superando atividades outras tradicionais e honestas do lugar. A impunidade governa como Neymar reina absoluto pelos campos de futebol deste Brasil. O assalto seguido de morte na entrada de Olivença, no último sábado, foi mais uma tremenda bofetada na sociedade alagoana e que ainda de quebra levou a vida do professor da UFAL. Naquele fatídico fim de semana, na tão movimentada AL-130, poderia ter sido vítima da estupidez, qualquer outro pai de família das centenas dos que retornam das praias de água doce do rio São Francisco. Piranhas, Pão de Açúcar, Olho d’Água das Flores, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Olivença, fazem circular pessoas para o lazer do rio, das fazendas, das chácaras, das diversas churrascarias que fazem parte do circuito.
          É preciso fazer alguma coisa profunda com urgência, pois já iniciamos a fase de início de domínio dos marginais como nas favelas cariocas. Em breve ninguém mais poderá circular pelas estradas troncos e vicinais que interligam as cidades sertanejas. Há muito, os clientes que se deslocam para as compras habituais em Caruaru ou Toritama, deixam o sertão alagoano em comboio e rodam escoltados pela segurança. É de se perguntar em que planeta anda o governo pernambucano que ainda não acabou com essa prática mafiosa que pendura as autoridades na “enfieira”. Pois a prática do comboio no Sertão de Alagoas parece muito mais evidente de que a extinção da safadeza. Do jeito que vai, o sertanejo terá de se deslocar até para o trabalho, à moda dos carroções do Velho Oeste americano. O pior é que vai caindo o descrédito das polícias civil, militar, rodoviária e das autoridades judiciárias.
          Até mesmo entre pessoas de tradição religiosa, circula o pensamento da pena de Talião. Parte da sociedade já não acredita mais em nada e diz pela boca miúda que só vai fazendo uma limpeza geral como no governo Costa Rego diante da “carta branca” ao, então, major José Lucena de Albuquerque Maranhão. Uma coisa é certa: da maneira como se encontra a insegurança, não pode continuar. As orações sinceras e profundas estão cada vez mais valorizadas, pois se os invisíveis não nos protegerem diariamente, entraremos no risco da justiça coletiva com as próprias mãos. Aparentemente, parece não haver solução segura, daí a tese da barbárie.
          Esperneia o semiárido, vocifera a sociedade, berra feio o SERTÃO SEM PAI E MÃE.
Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/01/sertao-sem-pai-e-mae.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário