quarta-feira, 23 de novembro de 2011

MEDO NO INTERIOR

MEDO NO INTERIOR
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de novembro de 2011

 É incrível saber como anda grande parte da nossa juventude, completamente perdida no mundo negro do crime. Em um balanço dos assaltos ou nas prisões efetuadas, por roubos em geral, o grosso da idade é de jovens e, em adultos, é de trinta, trinta e cinco anos. Quanto mais oportunidade o governo oferece para o trabalho e estudos, mas parece expandir a bandidagem em nosso país. Antigamente poucos tinham o privilégio de estudar. Hoje existem em grande quantidade escolas gratuitas, transportes, livros didáticos, merenda de qualidade, organizações estudantis e tantos conselhos ainda para incentivar que só vendo! Entretanto é bem conhecida a frase que “ninguém quer nada com a vida”. Não foi somente na Rocinha ─ favela carioca ─ encontrado um bando de rapazes no áspero mundo do crime. É em todo lugar a praga dos que não querem mais trabalhar em nada. Se a coisa já estava sem controle desde cedo, após a entrada maciça do craque no Brasil satanás de fato quebrou suas correntes.
          Persiste o medo e a falta de segurança no interior, notadamente, no Sertão alagoano, onde se mata bandido todo santo dia, mas não se sabe de qual buraco surgem tantos outros meliantes. A falta de estrutura para o combate a essa marginalidade vai perdendo de goleada e fica a eterna briga entre o cidadão de bem, desprotegido, e as valentias, por falta de boas cacetadas, dos que tiram a paz das famílias. Os que acham bonitas as ações de marginais que ficaram famosos, partem cedo para o mundo do crime metendo a mão no alheio seja em que objeto for. Roubam-se no Sertão aparelhos de som, bodes, carneiros, vacas, mercadinhos, celulares, farmácias, residências, fora o “toma tudo” nas rodovias e estradas vicinais. Os ramos da malandragem estão à frente das inúmeras especialidades médicas e advocatícias. Em Santana do Ipanema, “Capital do Sertão” alagoano, a população festeja quando grupo de extermínio sai matando pela cidade. Ninguém dá mais jeito em nada. Nem religião, nem escolas, nem polícia e nem governo. A lei rigorosa para quem anda armado, somente atinge o homem de bem. O bandido anda sempre armado numa regalia extraordinária diante da fragilidade do estado.
          As cidades do interior estão vivendo esse momento aflitivo que muda completamente hábitos tradicionais. Os exterminadores, ao invés de aguardarem as vítimas em lugares isolados, fazem escancaradamente em qualquer hora ou lugar. O que já é errado fica mais errado ainda.  Mas é conveniente dizer que ninguém é a favor da morte. Entretanto, no momento, parece não existir outra lei a não ser essa que se vê nas ruas. Ou se mata o bandido ou o bandido mata o pai de família. Daí, poucos aplausos em público, muitas palmas veladas aos que fazem limpeza na clandestinidade. Aliás, existe e cresce o MEDO NO INTERIOR.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/11/medo-no-interior.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário