quarta-feira, 2 de novembro de 2011

GALOPANDO A CRISE

.GALOPANDO A CRISE
Clerisvaldo B. Chagas, 3 de novembro de 2011

Foram tantas as notícias valorizando o mal do ex-presidente Lula, que a imprensa esqueceu a importante viagem da presidenta Dilma a Europa. Vistos com olhares esquerdos, antes, os emergentes agora são olhados como alavancas para a salvação da crise mundial. As lições que outrora marcaram o rigoroso e odiado FMI sobre os países em desenvolvimento, voltam os bicos dos frascos para suas próprias bocas. Em todos os momentos cabem provérbios nordestinos, porque eles foram formulados na sabedoria popular através da vida em todos os aspectos. Portanto, bem podemos dizer sobre a crise europeia que arrasta a asa para o globo: “Na casa que falta o pão, todos brigam e ninguém tem razão”. Seja nordestino ou não seja o ditado revela uma verdade. E se o amigo já viu um tiroteio em feira-livre do interior, pode imaginar a correria nervosa das lideranças europeias, nesse momento de aflição. Temos o sistema de compra e venda como bois possantes rebocando o carro. Colocaram carga demais na mesa de craibeira ou esqueceu-se de dá comida aos bois. Coitado do carreiro!
Ontem, quarta-feira, em pleno dia de finados, Dilma iria se reunir com o seu colega chinês, Hu Jintao. E a velha Cannes, tão badalada cidade francesa dos tempos dos grandes festivais de cinema, vai saindo do mundo da fantasia para oferecer lugar ao encontro político concreto de Dilma e Hu Jintao. Um parceiro diferente, uma situação inusitada, fruto das diversificações necessárias do mercado. A 6ª Cúpula do G20, não nos parece uma das folgadas reuniões de um passado não tão distante assim. A amiga já brincou de pular corda? É uma brincadeira de adolescente que se inicia com suavidade até que chega a ordem do chamado pinga-fogo. É nesse momento crucial que se testa a habilidade de quem pula. Pois essa tal cúpula do G20, nos parece um teste desafiador de pinga-fogo. Ali estarão às vinte maiores economias do mundo, discutindo como puxar a carne do fogo sem queimar os dedos. Será que estarão por ali, os fiéis escudeiros Guido Mantega e o também competente Antonio Patriota? O certo é que todo mundo espera muito de todo mundo. Quando encerrar o espetáculo francês, veremos se tem carne na cuia da farinha.
A agenda do encontro do G20, em Cannes, tem início oficialmente nesta quinta. Haverá cerimônia, almoço, jantar, sessões de trabalho e muitas “coceiras” pelas laterais. Com certeza é o assunto da crise que dominará a cúpula. A pimenta de Cannes deverá arder muito mais do que a malagueta da Bahia. Enquanto isso, melhor rezar para os mortos, tomar o nosso banho de mar e contemplar o horizonte. Para quem preferir, é somente colocar as esporas, montar e sair GALOPANDO A CRISE.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/11/galopando-crise.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário