segunda-feira, 17 de outubro de 2011

BRASIL X ÁFRICA

BRASIL X ÁFRICA
Clerisvaldo B. Chagas, 17 de outubro de 2011

A presença do Brasil na Europa foi muito importante na procura desse país por seu espaço global. A impressão que se tem é que a estratégia usada pelo Brasil é chegar ao centro das decisões através da periferia que cinge as chamadas capitais do mundo. Entretanto, esses lugares visitados são como amigos de alguém importante que podem apresentar a ele, mais tarde. Além da parceria Brasil-Portugal que nos introduz na Europa pelo leste, nosso país parece querer se introduzir também por outra frente, isto é, pela Bélgica, Bulgária e Turquia (metade Europa, metade Ásia). O plano para o exterior é como arregimentar riachos para chegar forte ao rio principal.  O Brasil sonha em ser protagonista geral, sabe, porém, da ciumeira daquele que sempre quis dominar o planeta sozinho.  Está certa a política exterior brasileira em não querer bater de frente (chavão muito usado por aqui) com os Estados Unidos. Seu espaço está sendo consolidado pela nova diplomacia, tanto usando a estratégia sul-norte quanto a sul-sul.
            A visita que a presidenta Dilma faz a África é mais importante ainda do que a recente viagem que fez a Europa. Um imenso continente com inúmeros países pequeninos e grandes, pode ser um leque de riachos para o rio principal. A África não é somente fome, guerras e AIDS. Cada vez mais o continente se organiza, liderado pelos países que apresentam perfis modernos, seguindo de perto os emergentes que são destaques como Brasil, Índia e China. Angola, Moçambique, África do Sul, lideram boa parte do continente e vão formando seus blocos para o desenvolvimento em conjunto.  A Índia sempre marcou presença em certas regiões africanas. O Brasil foi estreitando seus laços com o “Berço da Humanidade”, desde o presidente Lula. Assim foi ficando popular e presente nesse espaço relegado a terceiro plano por importantes países que ali exploraram as riquezas locais.
            Investimentos brasileiros ajuda humanitária e parcerias com a África, vão marcando a presença do Brasil, fortalecendo-o em direção ao lugar que tanto procura. Em todos os campos existem oportunidades de negócios, coisa que o Brasil não ignora. A visita da presidenta Dilma ao “Continente Negro”, estar sendo bem planejada. Do observatório vamos tentando entender a feijoada baiana, isto é, o estreitamento dos laços BRASIL X ÁFRICA.








Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/10/brasil-x-africa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário