domingo, 4 de setembro de 2011

VEM AÍ O DIA 20


VEM AÍ O DIA 20
Clerisvaldo B. Chagas, 05 de setembro de 2011

   Os Estados Unidos não têm jeito mesmo. Apesar dos bombardeios que tem levado, continua se metendo na vida alheia, querendo botar garrancho nos que consideram adversários. Assim tentam impedir que a Palestina vire um país com pleno poderes de nação independente e fazendo parte da ONU. Sua adoração por Israel chega a ser extremada, querendo não perder um aliado de apoio para uma futura guerra sua na região do golfo, quando o estado israelense mais uma vez seria seu parceiro. Isto é, mesmo com tantos reveses ainda não perderam o sonho de domínio, de senhor absoluto do planeta que teima em se arrastar com os quartos baixos. Agora visam persuadir os palestinos a abandonarem sua busca pelo reconhecimento como estado na Organização das Nações Unidas. Tentando fazer esse impedimento, o governo Obama fez circular no meio diplomático uma nova proposta entre israelenses e palestinos. Dizem que é uma proposta nova, pode ser, porém, o estado palestino deve ser criado sim, do mesmo jeito que foi criado o estado judeu. Então, é para se conviver eternamente vizinho e briguento? Ninguém vai mudar a Geografia local. Os conflitos não vão acabar nunca enquanto persistirem esses impasses cujos erros israelenses são sempre ignorados ou minimizados pelo xerife do mundo. Como os palestinos não podem exterminar até o último judeu e vice-versa, não existe outras solução a não ser criar-se o estado palestino, onde os impasses serão discutidos em outro nível com muito mais oportunidade de paz duradoura.
           Não é somente isso que deve ser resolvido, mas outros problemas semelhantes que a intransigência de alguns países teima em não tentar resolver, prolongando indefinidamente, conflitos e chacinas. O caso dos curdos é um deles, mas existem outros como o da Mongólia e mais.
           O Presidente Mahmoud Abbas não deve desistir do plano de solicitar reconhecimento do Estado palestino durante a Assembleia Geral da ONU, que será realizada no próximo dia 20 em Nova York. Mas quem sabe mesmo é ele se suportará a pressão americana. Comenta-se que o esforço do norte para impedir a criação do Estado palestino chegou tarde demais, entretanto, ninguém sabe o que poderá sair de última hora. Em se tratando do xerife... “Israel se opõe firmemente ao projeto palestino, no momento em que as negociações de paz estão travadas há quase um ano devido à negativa israelense de deter os assentamentos judaicos em territórios palestinos ocupados”. O problema, no entanto, é que Washington não conseguiu apoio suficiente para bloquear a iniciativa na Assembleia Geral. Caso seja aprovado um novo estado, o da palestina, como ficará a cara do Tio Sam? Pode até ser que não, mas nos parece hoje à única saída para o conflito que se arrasta sem fim no Oriente Médio, um tratamento respeitoso, uma diplomacia igual, uma derrota americana. VEM AÍ O DIA 20.









Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/09/vem-ai-o-dia-20.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário