domingo, 25 de setembro de 2011

QUER IR AO NEPAL?

QUER IR AO NEPAL?
Clerisvaldo B. Chagas, 26 de setembro de 2011
              Devido ao acidente aéreo de ontem, quando dezenove pessoas morreram no Nepal, lembramos-nos do pequeno país da Ásia. O Nepal não é tão falado aqui no Ocidente, talvez pela sua pequenez física, mas é um lugar simplesmente espetacular. Basta dizer que fica ao sul da China, encravado na encosta da majestosa Cordilheira do Himalaia. É um país sem costa marítima, está certo, mas para quem ainda não conhece as suas extraordinárias paisagens montanhosas, nem nunca ouviu falar desse país pobre, talvez desperte seu interesse em saber duas coisas: é ali que se situa o lugar mais alto do planeta, o monte Everest com seus respeitáveis e desafiadores 8.848 metros de altitude. Além desse único ponto de referência físico, a segunda referência não é menor do que àquela. Na parte humana, quem nasceu por ali, na cidade de Lumbini foi o senhor Sidarta Gautama, mundialmente admirado como o Buda. Localizou-se agora, amigo? Sua capital é Catmandu, mas a cidade do Buda e a cidade-lago chamada Pokhara, têm muita importância para o turismo, sendo reconhecidas pela UNESCO. Devido ao valor histórico do país e o monumental acervo ali encontrado, o Nepal é atração, principalmente de povos asiáticos.
              Caso você se interesse por Economia, é bom saber que a população nepalesa é composta de doze etnias convivendo harmoniosamente, com boa parte dela se dedicando a cultura do arroz. A preocupação maior do governo é o combate sistematico à erosão, devido ao rigor do clima. Ele é grande fornecedor de arroz para a região e emprega 90% da mão de obra do país. Assim como seu vizinho, o Nepal é densamente povoado e já entrou em música do saudoso artista Raul Seixas. Olhe comadre, que bonita lenda do Nepal:
 O vale de Catmandu foi as suas origens um belo lago, no qual flutuava a flor de lótus da qual emanava uma mágica luz. O patriarca chinês Manjushiri decidiu, ante tanta beleza, drenar a água do lago para que a flor pousasse o solo e utilizou sua espada para cortar a parede que fechava o vale e permitir que a água saísse. No lugar que o lótus pousou, o patriarca construiu um templo, a estupa de Swayambhunath e uma pequena aldeia de madeira denominada Manjupatan.

 Se a lenda contém verdade ou não, os geólogos comprovaram que o vale já foi coberto de água. “O Nepal conta com uma das maiores diversidades de flora do planeta. A presença de grandes altitudes, o clima e o solo da região dentro de uma pequena extensão gerou esta diversidade. É estimada a existência de aproximadamente 7000 espécies de flores de plantas no Nepal e aproximadamente 5% delas não nascem em outras regiões do mundo”.
          Chame-me, amigo, quando for a Catmandu. QUER IR AO NEPAL?




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/09/quer-ir-ao-nepal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário