quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OS METIDOS E OS METECOS

OS METIDOS E OS METECOS
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de setembro de 2011

           Vendo o imenso abismo financeiro em que mergulhou a Grécia, chegamos a sentir pena desse país que tanto fez pela humanidade.
          Antigamente, antes de Cristo, em Atenas somente pequena parcela do povo tinha direito a participar da vida política. Ali em Atenas, havias certa restrição à democracia, pois estrangeiros, mulheres, e escravos não eram considerados cidadãos.  Sobre as mulheres, em pleno 2011, estão aí os exemplos absurdos, principalmente na chamada Ásia Seca. Na Grécia, estrangeiros eram conhecidos como metecos. Os metecos não podiam possuir terras e pagavam um imposto especial. Os metecos, porém, podiam trabalhar no comércio, no artesanato e até emprestar dinheiro a juro. Desse modo, vemos que, mesmo não sendo considerados cidadãos, a vida dos estrangeiros não era tão ruim. Havia metecos donos de grandes fortunas, bem como outros que trabalhavam em troca de salário.
          As pequenas oficinas encarregavam-se do artesanato e foram importantes para assegurar o cotidiano grego. Assim produziam cerâmica, armas, tecidos e pinturas. Como a Grécia dedicou-se a arte do mar, navegava pelo Mediterrâneo vendendo produtos elaborados em Atenas, comprando o que faltava em seu território: madeira cobre e principalmente trigo. Isso assegurava parte da alimentação, uma vez que possui muitas terras montanhosas. Agora vejamos quanto interessante era a parte sobre comerciantes e banqueiros. Eram malvistos pela sociedade. Por isso os escravos e os metecos, mantinham o domínio dessas profissões. O melhor era o que vinha do campo, principalmente uva e azeitona para o fabrico do vinho e do azeite. O trigo chegava das colônias espalhadas pelo Mediterrâneo.
          Vemos atualmente o mundo grego metido nessa difícil situação de desequilíbrio econômico, por não ter feito corretamente o dever de casa, relativo à zona do euro. Já havia sido um esforço grande, o ingresso da Grécia, Espanha e Portugal na UE. Esperava-se desenvolvimento desses países com o dinheiro e o equilíbrio da União Europeia, mas a situação apertou tanto que a desconfiança está aí. Falam até em eliminação da Grécia da União, coisa que não acreditamos que aconteça, por tanta implicância em que esse ato resultaria. Esperamos que após tantas lutas, aconteça o que diz o brasileiro: “Entre mortos e feridos escaparam todos”, até mesmo OS METIDOS E OS METECOS.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/09/os-metidos-e-os-metecos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário