terça-feira, 27 de setembro de 2011

GLADIADORES DO MUNDO

GLADIADORES DO MUNDO
Clerisvaldo B. Chagas, 28 de setembro de 2011

Temos absoluta certeza de que o amigo sabe o que significa a palavra gladiador. Os filmes sobre Roma antiga têm mostrado as ações desses homens fortes e corajosos que divertiam plateias romanas em lutas magistrais. Os primeiros combates de gladiadores podem ter sido criados pelos etruscos. Quando essa moda chegou a Roma, foi registrada pelo historiador latino Tito Lívio, como tendo sido em 264, a.C., o primeiro combate. Os pesquisadores descobriram que, inicialmente, as lutas tinham caráter funerário, religioso e privado, dá para acreditar? Dizem ainda que em torno de 100 a.C., os combates tornaram-se espetáculos públicos e grandes anfiteatros começaram a ser construídos. Entre essas arenas, a maior de todas teria sido o Anfiteatro Flávio, construído em Roma em d.C. Os estudiosos descobriram vestígios de anfiteatros, não somente em Roma, mas também em toda Itália e até nas províncias romanas, como encontramos hoje construções de estádios para o futebol. Fazia parte da cultura urbana daquele povo essa modalidade de luta.
          E se você estiver se perguntando por que o nome gladiador, é que o homem que combatia usava uma espada curta que tinha o nome de “gládio” (gladius, no latim), daí o termo “gladiador”. Ser gladiador era um estilo de vida assim como um lutador de boxe dos tempos modernos. O negócio é que os filmes mostram apenas gladiadores prisioneiros de guerra, criminosos condenados à morte, ou outros marginais obrigados a lutar entre si ou com animais como leões, ursos, leopardos, lobos, hipopótamos, tigres, rinocerontes e até camelos. Aconteciam as lutas nessas arenas populares, completamente lotadas. Talvez, então, o gladiador mais famoso para nós, tenha sido Espártaco, depois que o cinema apresentou muito bem a sua história. Houve uma revolta desses lutadores que escolheram três líderes, sendo Espártaco o mais importante deles. Tudo isso no ano 73 a.C., registrado nos  escritos do grego Plutarco. O combate de gladiadores passou a ser proibido por decisão do imperador Teodósio ao se converter ao Cristianismo.
         No Brasil, temos o futebol, o boxe, a capoeira, a luta-livre, modalidades que foram ganhando espaço em todo território nacional. Mas a luta maior, perversa, violenta, abominável, é a que travamos contra a monstruosidade da corrupção, presente sem penas no desmonte dos hospitais, das estradas, das escolas e de todas as obras públicas. Uma luta doida ajudada pela imprensa, polícia federal e a banda mais limpa da Justiça, num martelar constante entre choros, gritos, gemidos e ranger de dentes, num clamor desesperado aos céus. População brasileira! Mártir e heroína constante dos abutres de uma república viciada. Eis aí a flâmula verdadeira de quem é: da camada mais sofrida desse país que são os verdadeiros e contemporâneos GLADIADORES DO MUNDO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/09/gladiadores-do-mundo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário