domingo, 21 de agosto de 2011

CAFÉ BOM, BRASIL BOM


CAFÉ BOM, BRASIL BOM
Clerisvaldo B. Chagas, 22 de agosto de 2011
            Excelente reportagem do Globo Rural de ontem sobre o café. Viciado na beberagem do produto e apreciador dos vários tipos de grãos e suas moagens fiquei satisfeitíssimo diante do que estar fazendo um grupo de produtores de café na Chapada Diamantina. Antes inóspita e esquecida, depois descoberta para o turismo brasileiro e mundial, a chapada também foi descoberta para um novo tipo de agricultura do café; trata-se da técnica “biodinâmica”. Com essa técnica, os agricultores estão conseguindo preços bem acima no mercado, produzindo grãos de alta qualidade, respeitando o meio ambiente. Foi emocionante ouvir um distribuidor inglês falando da qualidade desse tipo de café, classificando a determinação do trabalhador brasileiro, torrando, embalando e distribuindo o café torrado aos consumidores, em bela embalagem.
           Estamos sendo bombardeados pela mídia, diariamente, com dezenas e dezenas de casos de violência, corrupção, endeusamento dos valores trocados e putaria generalizada, por isso arrepia aos de bom senso quando surge uma reportagem limpa e de alta qualidade, como a exibida no dia de ontem.
          Encravada no coração da Bahia, com uma das paisagens mais belas do mundo, a Chapada Diamantina, tão nossa amiga da velha Geografia, apresenta-se com seus 31 mil quilômetros quadrados. O cultivo do café gosta de boas altitudes e ali na chapada ele vai encontrar regiões com mais de 700 metros, casando perfeita a intenção dos produtores. Homens como o agrônomo Adeodato Menezes, proprietário da fazenda Terramater, mudaram o sistema de monocultura que é muito vulnerável, sem equilíbrio ecológico. No município de Ibicoara, Adeodato fugiu da tradição e implantou o conceito da agricultura biodinâmica, que é uma modalidade de agricultura orgânica. Os agricultores baseiam-se na filosofia do educador Rudolph Steiner que “acreditava que homem e universo devem viver em harmonia e criou conceitos que misturam ciências e espiritualidade”. A biodinâmica também não usa veneno nem adubo químico industrializado. Ela, sim, procura sistema de produção que aproxima muito mais da natureza. Impressiona também a divisão da propriedade de Adeodato. Dos 90 hectares, apenas 22 vêm sendo usados. O cafezal tem pouco mais de quatro hectares e é todo sombreado por fruteiras e árvores nativas. O sombreamento reduz a temperatura e ajuda a conservar a umidade do solo. Folhas caídas mantêm a terra coberta e vira comida de planta. Frutas são transformadas em geleias orgânicas. Outros cuidados são realizados que só mesmo assistindo ao vídeo. Excelente!
          Os que gostam de um finíssimo líquido preto, puro e cremoso de alta qualidade e um país elogiável, no momento tem solução. É morar na Inglaterra, beber, degustar e dizer: CAFÉ BOM, BRASIL BOM.




Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/08/cafe-bom-brasil-bom.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário