quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BARRIGUDOS DA POLÍCIA

BARRIGUDOS DA POLÍCIA
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de agosto de 2011
           A chamada de atenção do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Sebastião Costa Filho à falta de preparo físico da tropa militar, repercutiu no estado. Aquilo que poderia ter sido uma chamada privativa caiu na Internet. Será que os praças barrigudos acharam bom? Acharam ruim ou levaram na “goga”, como diria um delegado já falecido? Quem tem problema mesmo com a saúde ou baixa a cabeça, envergonhado ou toma como conselho uma advertência pública e coletiva. O assunto faz recordar os soldados barrigudos farda cáqui, homens que destacavam no interior antigamente. As ocorrências eram poucas; o soldado sem muito compromisso com o corpo danava-se a comer galinha e buchada de bode na ociosidade das fazendas. Descansava na rede armada do quartel improvisado e deixava crescer a pança na vida modorrenta do interior. De vez em quando aparecia um magrinho fardado, “parecendo uma esperança”, o que os rapazes diziam: “Coitado, não aguenta nem u’a mãozada”. Surgia também dentro da farda o soldado doente, amarelo que parecia sem vida. Perguntava-se como aquele indivíduo iria prender um bandido perigoso. Mas o praça buchudo era comum no último furo do cinturão.
          Lá nas brenhas não era somente o soldado que era gordo. Havia comandantes mal feitos danados que adoravam comer, beber e dormir. Exercício? Ah! Os bandidos corriam demais pelas capoeiras abertas. Afinal, autoridade era autoridade, não é mesmo? O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas aceitou a crítica feita nessa terça (16). Ele tem razão quando fala que no universo de milhares de soldados, tem alguns que não se cuidam. Aliás, na hora de ingressar na Força, só aparecem atletas. Depois, com o tempo e com vários tipos de problemas que se vão acumulando, certas pessoas perdem de fato o controle sobre a própria grade. Mas é bom saber que a Corporação tem suas horas de física, academia, psicólogos, acompanhamentos diversos à disposição de todos. Quando o barrigudo não liga mesmo para nada, acomodado com a situação, é como se fosse uma pessoa com um vício que não quer largar. De qualquer maneira um civil qualquer não vai para frente do Quartel chamar os soldados de barrigudos. Só mesmo um presidente do Tribunal de Justiça. É pena que numa época de vaidade masculina em todas as idades, ainda se encontre a indiferença para o alinhamento.
          Sem querer zombar de maneira alguma da situação apresentada na Web, existe aí uma ótima oportunidade para o barrigudinho abrir os olhos e procurar ajuda.  Aliás, mesmo para os doentes, se houvesse uma ameaça ao pagamento dos obesos, muitos deles iriam ficar esbeltos do dia para noite, usando os diferentes métodos a disposição. É uma vergonha danada para um marginal atlético ser preso pelos BARRIGUDOS DA POLÍCIA.









Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/08/barrigudos-da-policia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário