segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BARBAS DE MOLHO


BARBAS DE MOLHO
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de agosto de 2011

 Na expressão popular, o pau estar comendo na Líbia, cabra velho. O gosto pelo poder, o orgulho e a falta de senso, vão levando o homem que se julgava forte para o canto da parede, ou melhor, para os recantos das grades. Relembrando o Iraque, quando se pensava que o Sadam iria suicidar-se para não se entregar vivo, o homem deixou o orgulho de lado e foi preso num buraco à semelhança de rato. Como se comportará o ditador Líbio após a última batalha? Não existe a mínima expectativa de reação e vitória de Muamar. Mas esse tipo de gente sem juízo, não tem pena em sacrificar multidões nos rios de sangue territorial para continuar no poder. É como se não existisse nenhum tipo de remorso ou de amor por quem quer que seja. É muito difícil, talvez até para os grandes especialistas da Psquiatria, definirem como pensa, como age, o que falta e o que sobra na massa cinzenta dessas aberrações de dois pés. Como uma pessoa manda derrubar um avião repleto de passageiros civis inocentes que não tem nada a ver com suas crises? (Crises de Kadafi). Em Alagoas, Antonio Porcino, cangaceiro do oeste, matou um romeiro em plena procissão, somente porque o homem achara bonita sua cartucheira. Ao ser recriminado pelo próprio irmão mais novo, matou-o também. No caso do ditador da Líbia, como o do Iraque, matou centenas e centenas de nacionalistas ou não, sem remorso nenhum, numa calma enervante, comportando-se após como uma simples pedra de gelo.
        Antigo assentamento de povos díspares, a Líbia recebeu seu nome de colonos gregos, no século II antes da era cristã. Esse país do deserto foi povoado por árabes e nômades berberes e somente na costa e nos oásis estabeleceram-se colônias e cidades. É um país repleto de histórias, palco de muitas lutas desde os tempos antigos até o presente momento.
       As últimas notícias vão apagando o Quarto Crescente e a estrela da bandeira líbia, em arrastão à estrela de Muamar Kadafi. Os rebeldes estão nas ruas comemorando por antecipação a vitória final. Até que seria uma desmoralização generalizada a ONU (com tantos bombardeios e aviões de última geração) se fosse derrotada por um país que nem potência é. Dizem que a batalha para tomar o controle do complexo será feroz, mas qualquer um que estiver do lado de dentro tem pouca chance de escapar. Claro, muito claro mesmo que essa afirmação é verdadeira. Mas, tola mesmo é a ingenuidade de quem está dentro querer resistir até o último homem para salvar a pele já comprometida do senhor Kadafi. O desfecho, veremos em questão de horas, inclusive saberemos onde Muamar guardou a prepotência, diante da boca do fuzil. Se conseguir escapar vivo, o que o ditador falará para outros irmãozinhos seus do Oriente e da Venezuela? Aguademos mais um pouco para olharmos as expressões dos iguais... Com água, porque muitos “cabras marca peste” vão colocar as BARBAS DE MOLHO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/08/barbas-de-molho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário