quarta-feira, 13 de julho de 2011

DANOU-SE!


DANOU-SE!
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de julho.

Conheci um camarada de certa idade, simpático, conselheiro e analista. Assim como eu, não era fanático por jogo de futebol. Fazia suas análises da   bola e do mundo dentro de uma lógica modesta, interiorana e eficiente. Para ele as coisas mais difíceis tinham sempre uma saída, ocasião em que opinava coçando a barba espessa. É atraente estudar a maneira de ser dos nossos populares que povoam os sertões, quando diversos assuntos são propostos para uma maneira diferente de sentir as coisas. E sobre o camarada do início, quando não encontrava luz no horizonte costumava exprimir até com certa ingenuidade: “danou-se”.
Com fanatismo ou sem ele, entretanto, todos gostam da Seleção Brasileira de Futebol. Seleção jogando, até a dona de casa ligadona em novela, fica de quebrar os pratos nos gritos doidões dos frangotes  apaixonados. É que a Seleção representa uma pátria, uma identidade que nos deixam vaidosos dessa inclusão comum. Mas a coisa não está assim tão boa para nós, está, amigo? O Brasil de Marta acaba de voltar cabisbaixo após a derrota para as americanas. O Vôlei cai diante da Rússia. A subvinte não avança, tudo parece tramar contra nós, os brasileiros. Está certo, vamos para o outro lado, tentar alguma coisa com a Seleção masculina de futebol. Mas aí também a situação não vai bem. Além de todas as derrotas dos outros times do Brasil, conseguimos apenas dois empates, sem contar com esse jogo de hoje que é um dia treze. “Ê meu fio”, agora não tem mais Zagalo, não. É vencer ou vencer. O Mano velho, a continuar nessa pisada, logo, logo vai ingressar no time dos carecas, de tanto puxar os cabelos. As estrelas do time, compadre, perderam o brilho nos céus da Argentina. A roda dos animais, Pato e companhia, não deu susto nenhum nos adversários, somente em nós mesmos, os donos do zoológico, carinhosamente, bem entendido. O Sandro, revelado como esperança, pelo galego Mano, foi para o estaleiro. Robinho baixou a crista, Ganso nada fez e a defesa fez tudo... Ao contrário. Como é que vai ser hoje à noite? Temos alguma oportunidade em jogar com um país sem tradição futebolística?
Não sei se futebol se une com religião, mas será que o técnico brasileiro já providenciou um terço bem rezado? Um macumbeiro perito em desatar nós cegos? Uma surra de erva santa nos seus jogadores? Ou mesmo uma forma redonda para colocar a bola desses brasileiros? Onde estará escondido o crucial defeito da Seleção? Vamos apreciar hoje à noite mais um embate, cheio de esperanças em acontecer à mesma coisa da Argentina. Agora, se a bruxa não for espantada hoje, tenho certeza de que o meu saudoso amigo daria o veredicto com apenas sua imorredoura expressão curta: DANOU-SE!

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/07/danou-se.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário