domingo, 1 de maio de 2011

PATRIMÔNIO DO BRASIL

PATRIMÔNIO DO BRASIL
(Clerisvaldo B. Chagas, 2 de maio de 2011)

          Quase caí de costas com a surpresa, ao abrir a revista. Um sentimento emotivo de respeito, admiração vizinha ao divino, longos e ternos olhares para as fotografias do mestre Aziz Nacib Ab’ Saber. Estava ali o cientista geógrafo, o maior morfologista do Brasil no alto dos seus 85 anos. O homem do relevo, das montanhas, planícies, depressões, apaixonado como eu, por esse ramo belíssimo da Geografia Física.
          "De pai libanês e mãe brasileira, paupérrima, como ele mesmo diz, Aziz morava em Tatuapé e lecionava no Colégio Estadual Caetano Campos, para ajudar a mãe na pobreza em que viviam. Como aluno da faculdade, traduzia para seus colegas tudo o que o professor americano falava e ainda comentava muito mais sobre o assunto da sua paixão. Admirado, o professor Kenneth Kaster, convida-o para preencher uma vaga de jardineiro, na universidade, somente para ficar com ele como assistente. Após consultar a sua mãe, Joventina, Nacib aceitaria o cargo, mas a verba de jardineiro era pouca, teria que continuar lecionando. O professor aceitou suas condições. Aziz Nacib Ab’ Saber, era ótimo e sozinho em Geomorfologia, tanto que muitas vezes os colegas nem entendiam o que ele estava dizendo sobre o assunto. Tomou conta da biblioteca desprezada, pegando livros indicados para Kaster e pesquisando para si. Depois colocaram Aziz como prático de laboratório para não ficarem com vergonha do jardineiro que mais sabia. Como o dinheiro continuava curto, permaneceu lecionando. Famoso no Brasil inteiro, o mestre, com 85 anos de idade em 2010, continuava professor, honrando o compromisso do horário de aula no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Possui mais de 350 trabalhos publicados. Quando se fala em Educação, diz que o desafio dos professores é uma ‘odisseia bizarra’. Aziz já esteve no Xingó quando os arqueólogos diziam lá que não acharam nada além de três ou sete mil anos. Percorrendo as ribanceiras do rio São Francisco, com seu olhar clínico, Aziz elevou os paredões rochosos para 60 milhões de anos, surpreendendo arqueólogos e historiadores”.
Adaptado: REHDER, Maria. Uma unanimidade na universidade e na Geografia. Conhecimento Prático Geografia, (29): 36-44, fev. 2010.
          Ninguém fala em relevo no Brasil sem consultar o mestre Aziz Nacib. E eu vou lembrando pessoas da nossa região: apaixonadas pela Geografia Geral, doidas pela Geografia Física, Malucas pelo Relevo, alucinadas pelas montanhas. Professores Ivan Barros, Tadeu Rocha, Alberto Nepomuceno Agra e Clerisvaldo Braga das Chagas que marcaram épocas inspirados em figuras proeminentes de monstros sagrados como o homem de Tatuapé. Quem não gostaria de ter um amigo assim, cientista orgulho dos geógrafos, PATRIMÔNIO DO BRASIL.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/05/patrimonio-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário