segunda-feira, 16 de maio de 2011

DOIS PARTIDOS

DOIS PARTIDOS
(Clerisvaldo B. Chaga, 16 de maio de 2011).
Memorial Vivo (19) Pags. 180-81 
“O Boi, a bota e a batina, história completa de Santana do Ipanema”

           Após a inauguração do elevado do Pinguim ─ palanque oficial de concreto construído pelo, então, prefeito Hélio Cabral sobre a sorveteria de igual nome, de Firmino Falcão Filho ─ muitos homens sérios e demagogos usaram-no para seus empolgados discursos eleitoreiros. Ali, defronte a igrejinha de Nossa Senhora da Assunção, o povo, através do tempo, iria escutar de perto as lorotas dos políticos.
          Mais ou menos com dezessete anos de idade, decorei duas coisas: uma delas foi o discurso do governador Luiz Cavalcante durante a inauguração da luz, ou seja, da chegada de energia elétrica de Paulo Afonso em nossa cidade. Era natural que após quatro anos de luta para sair das trevas, o santanense estivesse naquela noite no Pinguim. O governador, muito espirituoso, popular e populista. Gostava de andar só, chupar roletes de cana nas bancas dos ambulantes e entrar de supetão nas repartições públicas como andarilho. De cima do palanque, o chefe dizia uma frase, o santanense aplaudia; dizia outra, novos aplausos. Até que o homem encerrou dizendo: “Hoje só não bebe o ovo e o sino. O ovo porque já está cheio e o sino porque tem a boca para baixo”. O povo riu à toa. Uma nova era surgiu em Santana do Ipanema com a força da cachoeira e o ditado batido do governador.
          A outra coisa foi o discurso de um político da Zona da Mata. De cima do mesmo Pinguim ele falava sobre reforma agrária e prometia várias coisas. Nós, estudantes do Ginásio Santana, deixamos as aulas, suspensas naquela noite, para ouvirmos juntos com a multidão. Lá para as tantas, o político, criticando as diversas agremiações partidárias, disse: “Minha gente, neste País só existem dois partidos: os que comem e os que querem comer”.
          Como nós, estudantes, acabávamos de sair das salas de aula, aprendíamos agora a verdadeira lição na sala de aula da rua. Que “bela” esperança para os jovens estudantes brasileiros era apresentada por aquele candidato a deputado!
          Saí para casa, acabado o comício. A lição do Ginásio eu já havia esquecido. Ficara apenas a orientação da rua: “No país só existem dois partidos: os que comem e os que querem comer”.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/05/dois-partidos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário