quarta-feira, 6 de abril de 2011

UM MUNDO ENCANTADO

UM MUNDO ENCANTADO
(Clerisvaldo B. Chagas, 7 de abril de 2011).

       Nas últimas décadas, graças a vários pesquisadores, a xilogravura, aos poucos, alcançou a ressurreição. Arte vinda da antiguidade foi bastante utilizada na Europa do século XV. Seus trabalhos prestavam-se a ilustrar cartas de baralho e imagens sacras naquele continente, segundo estudiosos. A xilogravura é uma espécie de carimbo feito em madeira. Desenhado, entalhado pelo buril, o motivo recebe tinta no alto relevo e fica pronto para imprimir com perfeição. No Brasil, a arte de xilogravar chegou em 1808, com a Imprensa Real Portuguesa, mas se destacou no Nordeste onde casou com o folheto de cordel, também vindo de Portugal. As histórias em versos dos chamados cordelistas são tantas e tão variadas, tornando difícil uma perfeita classificação. Para ilustrar as capas dos seus folhetos, esses poetas populares ─ que se dedicaram e se dedicam a escrever criativas histórias em versos rimados e metrificados ─ adotaram a xilogravura como padrão permanente em seus trabalhos. Encantando gerações no Nordeste brasileiro, vendidos pendurados em barbantes ou não, o folheto divertia, ensinava a ler e transmitia as novidades numa época ainda pobre em meios de comunicação. Visto a princípio como um desenho grosseiro, pesado, malfeito, o exposto trabalho em imburana foi rareando e morrendo juntamente com o folheto nordestino. Inúmeros são os poetas autores desses livros magérrimos, tendo alguns alcançados famas no Brasil e no exterior. Após a fase negra de quase morte, tanto voltou o folheto quanto essa arte da madeira.
       Os vates das páginas populares souberam se adaptar aos acontecimentos modernos para cantarem suas histórias maravilhosas. Os xilógrafos capricharam cada vez mais nos desenhos e detalhes que atraem pesquisadores das mais variadas origens. É tanto que a arte voltou à moda com uma força nunca antes vista. E a prima pobre da arte nordestina, ganha vestido novo, roupa de gala para desfilar as vistas do público e dos críticos que antes torciam o nariz. Caruaru e Juazeiro do Norte, grandes centros do interior, são lugares que mais oferecem esses serviços tradicionais, pois funcionam como receptores e dispersores do folclore nordestino. Outras cidades importantes como Campina Grande, Feira de Santana e Recife, contribuem enormemente com a cultura popular dessa região, hoje tão progressista.
       Entre tantos e tantos folhetos, quem não se lembra daquele que deu origem à novela “Pavão Misterioso”? Com a nova narrativa “Cordel Encantado” ─ rodada em Piranhas ("Cidade Presépio") Alagoas ─ a xilogravura vive a sua fase de princesa. Quando meu caro leitor quiser relaxar dessa vida braba, saia um pouco da rotina tecnológica. Entregue-se por alguns momentos, dias ou semanas aos folhetos de cordel, ao esmiunçar dos xilógrafos, sonhando de verdade em UM MUNDO ENCANTADO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/04/um-mundo-encantado-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário