sexta-feira, 1 de abril de 2011

OBAMA LEVOU A DELE

OBAMA LEVOU A DELE
Clerisvaldo B. Chagas, 1º de abril de 2011).

       Estamos entrando no mês de aniversário de Brasília. Localizada no estado de Goiás, na área vegetal de cerrado, a capital brasileira foi sonhada, idealizada e construída longe do mar. Com os antigos desejos de erguer-se o centro de decisões políticas no centro do país, foi estabelecido o local de levantamento ainda na primeira constituição do Brasil, em 1891. Dizem que a honra de nomear a futura capital, foi sugerida ainda em 1821 por José Bonifácio de Andrade que tanta influência teve no Império. A pedra fundamental foi lançada no morro da Capelinha, em Planaltina, no dia 7 de setembro de 1922, visando o Distrito Federal. A nova capital do Brasil foi inaugurada no governo Juscelino Kubitschek, gestão 1956-61. Criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) com Oscar Niemeyer na diretoria de arquitetura e urbanismo, houve concurso para a escolha do plano piloto, vencendo o urbanista Lúcio Costa. Após mil dias de trabalho, Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 e, em 1987, declarada patrimônio histórico da humanidade, pela UNESCO.
       Incentivadas pelo governo federal, chegaram ao planalto pessoas vindas de todos os lugares do país, para os mais diversos setores da construção civil. A princípio, os trabalhadores chegavam sem as respectivas famílias, onde a predominância masculina era absoluta. Foi formada, então, uma verdadeira Babel, mas de pleno entendimento, falando a mesma língua, quebrada em variados sotaques. Foi assim que surgiu o epíteto “candango”, referente a todos os pioneiros que chegavam para o trabalho, principalmente em construção. Ainda hoje a palavra “candango” gera polêmica. Dizem que assim era chamado o português na África. A impressão que dá é a semelhança com os trabalhadores braçais apelidados “cassacos”, que atuavam nas primeiras rodagens do Nordeste.
       Na percepção e sensibilidade do artista Jackson do Pandeiro, na Brasília das primeiras construções só havia homens. Jackson lançou a música que fez bastante sucesso na época, intitulada “Brasília”, como homenagem àquela cidade. A estrofe final diz assim:

“Quem tiver de malas prontas
Pode ir que se dá bem
Leve todos cacarecos
Leve seu xodó também
Esse conselho é pra os homens
Porque mulher lá não tem”.

       Mesmo a música tendo sido lançada há bastante tempo, sabendo ou não sobre Jackson do Pandeiro e a falta de mulher em Brasília, o americano seguiu à risca o conselho do mestre do forró. Além das duas filhas, OBAMA LEVOU A DELE.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/04/obama-trouxe-dele.html

Um comentário:

  1. Alguém sabe onde encontrar esta música cantada pelo Jackson do Pandeiro? Muito grato

    ResponderExcluir